terça-feira, 21 de outubro de 2014

Entidades que representam policiais militares e bombeiros repudiam indicação de Caiado para Secretaria de Segurança Pública

Em carta, representantes da categoria pedem que a área seja tratada com seriedade


As Associações dos Cabos e Soldados (ACS) e dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro do Estado de Goiás (Assego) repudiaram a indicação do senador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), para a Secretaria de Segurança Púlica, caso o candidato ao governo de Goiás, Iris Rezende (PMDB), seja eleito. “É um retrocesso”, destaca a carta.

No documento, o sargento Gilberto Cândido de Lima e o subtenente Luís Cláudio Coelho de Jesus, presidentes, respectivamente, da ACS e da Assego, relatam que a nomeação de pessoas que não são da área para a SSP é uma prática antiga e conhecida do PMDB. “Resultou em descontentamentos e retrocesso nas ações e políticas de proteção e defesa da sociedade goiana”, afirmam na carta. Eles também lembram que as forças de segurança do Estado (polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros) devem ser geridas por profissionais especializados na área, como acontece, por exemplo, na gestão do governador Marconi Perillo (PSDB).

O comunicado também reconhece o trabalho do atual secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, na pasta. “É especialista em Repressão a Entorpecentes, em Gestão de Segurança Pública, em Combate à Criminalidade e mestre em Administração Pública”, reitera o texto. “Um perfil bem diferente do secretário que Iris pretende colocar”, diz o repúdio ao citar a indicação de Ronaldo Caiado.

Para as duas entidades, ao assumir o cargo, Caiado estará enganando a população. “É um projeto pessoal de poder e de seus aliados políticos”, afirma o documento. Também é ressaltado que o democrata também estaria desprezando o voto de confiança e mais de um milhão de goianos que o elegeram para o Senado. “É uma traição aos eleitores que o elegeram para defender os interesses de Goiás no Congresso Nacional”, completa.

Alerta
O comunicado também pede que os goianos, assim como as associações, repudiem promessas que têm o único propósito de angariar votos, sem medir as consequências que o ato vai trazer à Segurança Pública. As entidades também pedem que o governador eleito se comprometa em tratar a área com a devida atenção. “Segurança Pública é coisa série e não objeto de marketing político para tentar ganhar uma eleição engando o povo”, diz o texto. 

Respaldo
Por fim, os dois presidentes afirmam que o Governo de Goiás tem atuado em parceria com o comandante-geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além do delegado-geral da Polícia Civil, com o intuito de modernizar a pasta com o Sistema Integrado de Controle e de Inteligência. Eles salientam ainda que a frota de viaturas foi renovada e equipamentos modernos foram agregados às ações de policiamento. “A atual gestão promoveu melhorias salariais e tem cumprido a lei de promoções, além de contratar novos policiais por meio de concurso público e do Serviço de Interesse Militar Voluntário (Sinve)”, conclui a carta. 

Nenhum comentário: