terça-feira, 21 de outubro de 2014

Em debate, Marconi apresenta propostas; adversário teve que responder por problemas da Capital

Governador falou de forma objetiva; peemedebista descontrolou-se





O governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, teve, nesta segunda-feira (20/10), mais uma oportunidade para apresentar propostas reais e exequíveis aos eleitores goianos e para destacar todas as obras executadas pelo governo do Estado. Ele participou do debate promovido pelo jornal O Popular e Rádio CBN, onde, mais uma vez, conclamou o adversário, Iris Rezende (PMDB), a fazer uma campanha limpa, propositiva e sem baixarias.


Marconi respondeu todas as perguntas de forma objetiva, com tranquilidade e chegou a pedir calma do oponente, que adotou tom agressivo e raivoso em vários momentos. Respostas de Iris às questões formuladas pelo governador evidenciaram que a situação em que se encontra a Prefeitura de Goiânia, com dívidas e problemas de toda ordem, originou-se na gestão do peemedebista no Paço Municipal.

Além de questionar Iris e de respondê-lo quando havia o confronto direto entre os candidatos, Marconi também esclareceu questões levantadas por leitores do jornal e ouvintes da rádio e por jornalistas do Grupo Jaime Câmara.

Celg
Marconi reafirmou que a venda da Usina de Cachoeira Dourada, ocorrida na gestão do PMDB, foi o “maior crime” contra o povo goiano. “Eles (peemedebistas) acreditavam que era necessária a privatização da hidrelétrica porque queriam gastar o dinheiro da venda com obras eleitoreiras”, disse o governador.

Segundo ele, todos os recursos obtidos com a transação comercial e que deveriam ter sido utilizados como investimentos na Celg “foram gastos de forma irresponsável”. Marconi lembrou que, somente agora, em seu governo, foi possível concretizar negociação com a Eletrobras e governo federal a fim de sanear a empresa e torná-la rentável. “Depois de um longo processo, temos hoje R$ 500 milhões para investir em obras como ampliação das linhas de transmissão”, reforçou.

Campanhas educativas

O governador também rebateu inverdades ditas pelo adversário quanto aos gastos com publicidade. Ressaltou que seguiu princípios legais que determinam transparência em atos do poder público. “Grande parte destes recursos é direcionada, por exemplo, a campanhas educativas, como as de combate a dengue, vacinação, febre aftosa, e para divulgação de programas importantes, como a ‘Balada Responsável’, que evitou tantas mortes. Há verbas carimbadas, como as que são destinadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, nós, governantes, somos obrigados a prestar contas do nosso trabalho”, esclareceu.


Marconi lembrou ainda que todos os gastos em publicidade estão disponibilizados no Portal da Transparência e que o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê teto para despesas deste porte. “Em contrapartida, não agimos como nosso adversário, que gastou mais de R$ 100 milhões em propaganda como prefeito de Goiânia e não admite que o fez”.

Problemas na Capital
Ao responder questão sobre contratos de locação de veículos para a Secretaria de Segurança Pública, o governador também exemplificou como ações mal planejadas de Iris, à frente da Prefeitura de Goiânia, tiveram reflexo na atual administração. O peemedeebista admitiu, por exemplo, que quando assumiu o Paço Municipal, dispensou a empresa que coletava o lixo na cidade. “Finalmente chegou a resposta da crise do lixo, que é gravíssima em Goiânia. Finalmente, agora entendemos de onde surgiu o caos na coleta do lixo na Capital.”

“São 14 anos de ações sem planejamento das gestões PMDB/PT que resultaram em todos os transtornos enfrentados pela população goianiense”, acrescentou Marconi, que antes havia comentado a importância das locações de veículos para a SSP: “Nos governos do PMDB, não havia veículos novos e que dessem o mínimo de condições de trabalho para os policiais. Antes, as viaturas eram Fiat´s 147 caindo aos pedaços, que permaneciam mais tempo nas oficinas do que nas ruas. Foram três trocas de veículos somente nesse último governo.”

Ainda no tema Segurança Pública, internautas questionaram a indicação de Ronaldo Caiado, senador do DEM eleito por Goiás, para assumir a Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), caso Iris seja eleito. O governador, por sua vez, diz defender a indicação de um técnico na condução da referida secretaria. “Estou muito satisfeito com o atual secretário de Segurança Pública, que é da mais alta competência e vejo um grande desrespeito na atitude do meu adversário ao convidar um médico para ocupar esse cargo, quando temos muitos policiais capacitados”, enfatizou.

Marconi voltou a destacar o empenho dos policiais e delegados da força-tarefa que resultou na prisão do assassino que matava mulheres na Capital, na semana passada. E repudiou, veementemente, a exploração eleitoreira que seus opositores fizeram das mortes.

Fotos: Lailson Damásio

Nenhum comentário: