quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ciclista Goiana Suspensa Por Doping

Marcia Fernandes - Foto Ivan Sorti
A ciclista goiana Márcia Fernandes da Silva de 23 anos foi pega em exame antidoping juntamente com outros 4 ciclistas conforme divulgado pela CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo.

Márcia foi flagrada no dia 28 de junho após conquistar o título brasileiro de Resistência em São Carlos (SP). A substância encontrada foi Eritropoietina EPO. A ciclista foi notificada no dia 1 de setembro. No dia 4 de setembro Márcia encaminhou por email a sua decisão de abrir mão da contra-prova. Desta forma a ciclista foi automaticamente punida e os seus resultados foram excluídos, inclusive o título conquistado em São Carlos.

A punição é de 2 anos, o que tira da atleta a condição de disputar os Jogos Panamericanos de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Márcia é a irmã caçula da Família Fernandes que juntamente com as irmãs Janildes, Clemilda e a prima Uênia completam o time.

Competindo pela equipe espanhola Bizkaia-Durango, Márcia disputava a Copa do Mundo da União Ciclística Internacional.

EPO

A EPO é um hormônio que faz aumentar a produção de glóbulos vermelhos no sangue, aumentando a resistência do organismo e a capacidade muscular. A substância é a mesma que o famoso ciclista Lance Armstrong usava e que o ajudou a vencer a Volta da França por 7 vezes seguidas.

O EPO medicinal é usado para tratar pacientes com mau funcionamento dos rins, com câncer e AIDS. 

Na década de 80 quando o uso do hormônio começou a ser usado entre os atletas, 18 ciclistas belgas e holandeses morreram de forma súbita devido ao uso do EPO.

Nenhum comentário: