quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Juventude que faz a diferença Comandada por Rodrigo Zani, a #JM45 é um dos destaques na corrida eleitoral em Goiás



Foi-se o tempo em que se acreditava que jovem não se interessa por política. Muito antes das manifestações que tomaram as ruas das maiores cidades do País em junho e julho do ano passado, quando a juventude brasileira mostrou para o mundo que é ser agente ativo no processo político, um grupo liderado por Rodrigo Zani já se movimentava nos idos de 2010 para debater e pensar sobre o futuro do Brasil e de Goiás.


Àquela época, o atual presidente da Juventude Estadual do PSDB começava a estruturar reuniões com segmentos e lideranças de diversas ‘tribos’, com objetivo de desenvolver ações públicas voltadas para jovens. Zani, que é formado em Direito, consolidou, ao longo dos anos de militância partidária, uma das mais respeitadas bases da juventude de todo o País. "Somos referência em mobilização e criatividade. Goiás é celeiro de boas ideias", enfatiza.

Na verdade, o presidente teve os últimos meses bem movimentados, pois tem comandado frente de trabalho decisiva na campanha à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB) deste ano. “Por meio das redes sociais, de uma ampla inserção nos mais diversos segmentos sociais e unindo representantes partidários, conseguimos angariar, com sucesso, o apoio da juventude goiana em geral”, comemorou.

Segundo ele, o próprio governador fez questão de incentivar uma maior participação jovem, não só na campanha, mas na atual gestão: “O Governo de Goiás desenvolveu mais de 100 ações sociais voltadas exclusivamente para a juventude. Em todas as secretárias há companheiros nossos, trabalhando decisivamente”.

Foi justamente neste âmbito que Zani e um grupo formado por centenas de outros jovens percorreram as 90 maiores cidades do Estado, realizando reuniões para discutir políticas públicas e mostrando as ações do governo Marconi. “Nosso trabalho é apresentar o que está sendo feito e colher novas ideias e anseios”, resumiu.

Pacto Pela Juventude
A partir deste contato direto, de jovem para jovem, que a #JM45 - como é chamada a Juventude Marconi 45 - desenvolveu uma cartilha com os principais pontos de interesse dos jovens, intitulada de Pacto pela Juventude. “Aos moldes do Pacto pela Educação (plano de reforma educacional instituído na rede pública estadual em 2011), que levou Goiás do 16º ao 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nós montamos um programa, a pedido do próprio governador”, destacou.

Para Zani, os 12 itens que serão trabalhados em um eventual próximo governo do tucano vão garantir à juventude goiana a melhor qualidade de vida do País. O documento foi entregue ao governador em reunião oficial com milhares de representantes dos jovens.

Aliás, o presidente da Juventude Estadual do PSDB ressalta que a força da juventude conseguiu tão significativo espaço na campanha por desenvolver um trabalho sério, de confiança e de resultados. “Em 2012, estávamos já bem estruturados e pudemos eleger 63 jovens vereadores por todo o Estado. Sem contar nas centenas que fazem partes dos governos municipais”, explicou.

Apoio ostensivo
Durante a corrida eleitoral, Marconi se reuniu com os jovens da #JM45 em outras três ocasiões distintas. “A primeira foi um encontro com lideranças de segmentos, a segunda reuniu mais de mil jovens no Comitê Central para celebrar com o governador o Dia Internacional da Juventude e a terceira na grande inauguração da Casa Digital”, elencou.

A Casa Digital é a grande inovação da campanha do PSDB de 2014. De acordo com o presidente, o espaço foi criado para reforçar, ainda mais, o compromisso da atual gestão com os jovens. “É um local para o debate de ideias, onde todas as 'tribos' estão incluídas. Queremos, sempre, incentivar a juventude a debater política, a apresentar propostas, discutir projetos e, acima de tudo, participar do processo democrático”, explicou.

Aberta 24 horas por dia, a Casa recebeu todos os movimentos e, inclusive, membros de outros partidos políticos que não estavam na base do governador: "A Casa da convergência", definiu Zani.

Embora muito já tenha sido conquistado, o presidente reconhece que ainda há muito a se fazer, e garante que continuará lutando pelos interesses de todos os jovens goianos. "A juventude é importante instrumento de desenvolvimento social. É dos jovens que surgem as mudanças e as ideias de como nosso Estado, e o País, podem avançar mais", finalizou.

Nenhum comentário: