terça-feira, 16 de setembro de 2014

Walter Paulo: "Mais Médicos Brasileiros Para Melhorar a Qualidade de Vida da População"

Os médicos brasileiros são reconhecidos no mundo todo pela qualidade dos seus serviços, mas existem poucos médicos no Brasil. O deficit de médicos no Brasil obrigou o governo brasileiro a importar profissionais de qualificação duvidosa para atender a população. 
Ao importar médicos de Cuba, o governo federal tomou uma decisão "populista" e equivocada.  Para  universalizar a presença dos médicos no Brasil, o que precisa ser feito não é importar médicos e sim fazer investimento em faculdades de medicina no interior do Brasil. Formar mais médicos, que atuaria nas diversas frentes de melhoria da saúde pública.Desta forma, o investimento na formação de novos profissionais da medicina  promoveria a educação e qualificação profissional, melhorando a qualidade de vida de todos.
O professor Walter Paulo, candidato a deputado Federal, defende a bandeira por melhorias na educação de Goiás, com a implantação de novas faculdades de medicina no estado, principalmente no interior. Isso seria fator de desenvolvimento para os municípios. 
Existe uma alta demanda pelo curso de medicina em Goiás. Milhares de goianos  estão estudando medicina em Países como Bolívia, Cuba e Argentina. Sem contar outros milhares que estudam medicina em outros estados brasileiros. Chega a ser hilária a situação:  O Brasil hoje importa médicos de Cuba e  exporta estudantes de medicina, isso é uma clara demonstração  do equivoco que se comete no Brasil.
"Precisamos formar médicos nos locais onde eles residem, isso faria com que eles atuassem em suas regiões de origem, mantendo esses jovens próximos a suas famílias,  além de diminuiria os custos para a formação destes profissionais. Esse é o caminho, isso é o que deve ser feito". Defende o professor Walter Paulo
A luta  do professor Walter Paulo é com objetivo definido e conhecimento de causa. Walter Paulo não é nenhum aventureiro na educação superior, pelo contrário, ele é o pioneiro em levar o ensino superior para o interior de Goiás.
"Ninguém, isoladamente, irá conseguir implantar um ensino superior de qualidade no interior do Brasil, sem ter um profundo conhecimento das dificuldades praticas do que isso significa. Isso não acontece do dia para a noite, é preciso perseverança, determinação de fazer acontecer e acima de tudo compromisso, quase que exclusivo com essa luta para conseguir o objetivo desejado. Não basta implantar as faculdades de medicina, é preciso , proporcionar que os estudantes de menor renda,  tenham acesso aos cursos considerados de alto custo. Muitas vezes o jovem sonha em cursar medicina, mas o alto custo do curso inviabiliza este sonho e ele é forçado a optar por outro curso mais barato." Esclarece o professor 
Segundo Walter Paulo, Isso explica o deficit que temos de médicos hoje no país.
"Para resolver o problema de forma imediata, temos que agir de forma coordenada, governo federal, estadual, municípios  e iniciativa privada. O governador Marconi Perillo criou o programa bolsa universitária e o governo federal copiou e criou o prouni, esses dois programas ajudam muito. O que falta agora e implantar as faculdades de medicina no interior, em curto prazo, em parceria com a iniciativa privada, e, a longo prazo com a implantação de mais universidades federais no interior do estado. Isso vai  possibilitar que o estudante possa cursar a faculdade de medicina ao lado de suas família,  sem ter que fazer grande deslocamento, desafogando até mesmo o trânsito  já saturado da capital. Universalização do conhecimento com formação de médicos no interior do estado, com faculdades bem estruturadas, como forma de descentralizar e melhorar o atendimento à população, esse é o caminho, essa é minha luta, essa é minha proposta, esse é o meu compromisso, essa é minha causa de vida." Finaliza o professor Walter Paulo

Nenhum comentário: