terça-feira, 9 de setembro de 2014

Walter Paulo Está na Briga Por Uma Vaga de Deputado Federal

O professor Walter Paulo está na disputa por uma vaga de Deputado Federal. A luta para o professor está sendo mais divicil do que os demais candidatos. Walter Paulo saiu candidato pela chamada "chapinha" que tem 50 candidatos brigando por uma vaga. A "chapinha" é formada pelos partidos PHS, PMN, PTC e PEN. Logo de inicio a chapinha foi impugnada pela justiça eleitoral que entendeu que a coligação não havia cumprindo com o número mínimo de mulheres registradas na chapa.


Essa situação seria fácil de corrigir já que é permitido fazer substituições e até mesmo comunicar retiradas de candidaturas. O que já havia sido feito, no entanto essa informação não chegou para o juiz que decidiu impugnar a chapinha, não pelo julgamento do mérito, mas sim por perda de prazo para recorrer da decisão inicial.

O caso acabou prejudicando a campanha da chapinha. O TRE reconheceu que é incompetente para julgar a demanda e enviou a ação para o TSE. Enquanto aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, o professor Walter Paulo, colocou a campanha na rua e está percorrendo todo o estado em busca dos votos necessários para garantir a eleição de deputado federal.

A expectativa é que a soma de votos de todos os candidatos a Deputado Federal possa atingir o coeficiente eleitoral para eleger o mais votado da coligação. Por isso,  um candidato para se eleger no chamado chapão, vai precisar de 80 a 100 mil votos, enquanto que na chapinha ele pode alcançar a eleição tendo entre 30 e 40 mil votos.

Nenhum comentário: