sábado, 13 de setembro de 2014

Pesquisa Veritá/TV Record - Iris Cai. Marconi Cresce, Chega a 53% dos Votos Válidos e Ganha no 1º Turno

A nova rodada da pesquisa pesquisa Veritá para o governo de Goiás, divulgada na noite de ontem, pela TV Record e o jornal eletrônico A Redação, projeta vitória em primeiro turno do governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), e registra nova redução no índice percentual de intenção de voto do segundo colocado na disputa, o ex-governador Iris Rezende (PMDB).
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, Marconi tem 43,1% na estimulada. Iris aparece com 23,3% e Vanderlan Cardoso (PSB), na terceira posição, é o candidato preferido para 6,7% dos entrevistados. Fechando o pelotão principal, Antônio Gomide (PT) tem 6,3%. Marta Jane (PCB), Professor Weslei (PSol) e Alexandre Magalhães (PSDC) não alcançaram 1%. Há 9,9% de indecisos e 9,6% disseram que pretendem votar nulo ou em branco.
Esta é a terceira pesquisa realizada pelo instituto Veritá desde que começou a campanha eleitoral. A primeira foi divulgada no dia 21 de agosto e a segunda, no dia 5 de setembro. Na série histórica, Marconi cresceu 1,1 ponto percentual. Desconsiderando os indecisos e os votos brancos e nulos, Marconi tem agora 53,6% dos votos válidos, o que é suficiente para ele liquidar a fatura no primeiro turno. De acordo com a lei, se um candidato conseguir a maioria absoluta dos votos (metade mais um) no dia 5 de outubro, ele elimina a necessidade de uma nova etapa na eleição.
Ainda na comparação de desempenho nas três pesquisas já realizadas, Iris caiu 1,9 ponto percentual em relação à rodada anterior, publicada no dia 5 de setembro, e quase três pontos desde o primeiro levantamento da série. A distância entre ele o primeiro colocado, que era de 15,8 pontos, agora é de 19,8. Vanderlan e Gomide oscilaram dentro da margem de erro (que é de 2,09 pontos). O candidato do PSB começou com 4,7%; subiu para 4,9% e e agora está com 6,7%. O petista tinha 4,3% no primeiro levantamento e está com 6,3%.
Na espontânea, Marconi lidera com 33,6% das intenções de voto. É seguido por Iris, que tem 18%, Vanderlan (5,6%) e Gomide (3,4%). Votos brancos e nulos somam 8,2%. Há 30,6% de indecisos. O Veritá também perguntou aos eleitores quem eles acham que vai vencer a eleição, independente do candidato que escolheram para votar. 60,4% apostam na reeleição de Marconi, ou seja: quase dois em cada três eleitores. Acreditam na vitória de Iris 14,8%.
PRESIDENTE
A onda que impulsiona a candidatura de Marina Silva (PSB) à Presidência da República já a levou a ultrapassar Dilma Rousseff (PT) em Goiás. A pesquisa revela que esta diferença já é de quase dez pontos percentuais na estimulada. Marina tem 37,3% das intenções de voto, contra 29,3% da atual presidente. O terceiro colocado, senador Aécio Neves (PSDB), é candidato preferido para 18,8%. Na espontânea, Marina tem 34%; Dilma 26,6%; e Aécio 16,7%. Os demais postulantes não alcançaram 1%. Não quiseram ou não souberam responder 15,9%. Votos brancos e nulos representam 5,8%.
O Veritá também perguntou aos eleitores qual candidato à Presidência eles acham que vai se sagrar vitorioso. Apostam na vitória de Dilma 40,2%. Para 37,7%, é Marina quem vai ser eleita. Acreditam em Aécio 8,1%.
Veritá confirma: Caiado caiu e Vilmar Subiu
A pesquisa realizada pelo Instituto Veritá entre os dias 8 e 10, verifica leve crescimento de Vilmar Rocha (PSD) na disputa por vaga ao Senado, já detectada pela pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada quarta-feira. A distância entre Vilmar e o primeiro colocado, Ronaldo Caiado (DEM), caiu.
De acordo com o Veritá, Caiado tem com 29,7% das intenções de voto e Vilmar 18,9%. No levantamento anterior, ambos apareciam com 29,3% e 17,5% respectivamente. Ou seja: a distância entre eles, que era de 11,8 pontos percentuais, agora é de 10,8 pontos. Marina Sant'Anna (PT), terceira colocada, aparece com 9,6% e Aguimar Jesuino (PSB), da coligação encabeçada por Vanderlan Cardoso (PSB), 1,1%. Votos brancos ou nulos somam 13,8% e indecisos ainda representam 25,7%. 
Metodologia
O instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores de Goiás entre os dias 8 e 10 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Record e jornal eletrônico A Redação e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo 00114/2014.

Nenhum comentário: