domingo, 7 de setembro de 2014

Pesquisa Veritá: Marconi Ganha no 1° Turno com 53% dos Votos Válidos

              Levantamento foi divulgado nesta sexta-feira pelo portal A Redação

Nova rodada da pesquisa Veritá, divulgada na noite desta sexta-feira pelo jornal eletrônico A Redação, mostra mais uma vez que o governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), tem a maioria dos votos válidos e pode vencer a eleição no primeiro turno. A novidade está no segundo pelotão da disputa. Na estimulada, Antônio Gomide (PT) chegou a 6,1%, ultrapassou Vanderlan Cardoso (PSB) e abriu 1,2 ponto percentual de vantagem sobre o ex-prefeito de Senador Canedo. 

Marconi lidera com 42,3% das intenções de voto na estimulada. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 21 de agosto, ele tinha 42%, ou seja: oscilou 0,3 ponto para cima. Iris Rezende (PMDB) é o segundo colocado, com 25,2%, e caiu um ponto na comparação com o levantamento anterior. Vanderlan tinha 4,7% e agora tem 4,9%. Gomide, por fim, cresceu de 4,3% para 6,1%. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1° e 4 de setembro.

Na pesquisa espontânea, Marconi cresceu quase quatro pontos percentuais e chegou a 29% das intenções de voto - 10,3 pontos a mais que Iris, o seu principal adversário. Gomide e Vanderlan empatam com 4,9% neste cenário, em que o eleitor tem que responder sem a ajuda da cartela com o nome dos candidatos. 

Votos válidos
Em votos válidos, Marconi já tem 53%. Isso quer dizer que, se as eleições fossem hoje, o governador seria reeleito no primeiro turno, já que para liquidar a fatura no dia 5 de outubro ele precisa apenas da maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um), descontados os votos brancos e nulos. 

O instituto Veritá também perguntou aos entrevistados qual candidato eles acham que vai vencer a eleição para governador, independente do voto de cada um. Tiveram que apontar um nome sem a ajuda da cartela com a relação de candidatos. Para 54,1%, Marconi será reeleito. Para 17,9% a vitória será de Iris. Apostam na eleição de Vanderlan 3,3 % e acreditam na virada de Gomide 2%.



Senado: diminui diferença entre Caiado e Vilmar


Caiu de 13,9 para 11,8 a vantagem de Ronaldo Caiado (DEM) sobre Vilmar Rocha (PSD) na disputa vaga no Senado. É o que mostra a pesquisa Veritá divulgada na noite desta sexta-feira pelo jornal eletrônico A Redação. A diferença diminuiu porque Vilmar agora aparece com 17,5% das intenções de voto - 2,2 pontos percentuais a mais do que o levantamento anterior, divulgado no dia 21 de agosto -, enquanto Caiado oscilou 0,1 ponto para cima e chegou a 29,3%.

Ainda no cenário estimulado, Marina Sant’Anna é a terceira colocada com 11,4%. Ela tinha 11,6% na rodada anterior. Antônio Neto (PCB), na quarta posição, cravou 1,1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. 

Na espontânea, Caiado lidera com 16,8% e é seguido por Marina (5,1%), Vilmar (4,7%), Aguimar Jesuíno, do PSB (0,2%), Aldo Muro, do PSDC (0,1%), e Antônio Neto (0,1%). Indecisos chegam a 64,3%. Brancos e nulos somam 8,6%. 

Metodologia
O instituto Veritá ouviu 2.203 eleitores em Goiás entre os dias 1° e 4 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,09 pontos percentuais para mais ou para menos. Os contratantes são TV Record e jornal A Redação. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo 00107/2014.

Nenhum comentário: