quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Na Acieg, Marconi Assegura Continuidade dos Avanços Para o Estado

Candidato à reeleição respondeu a questionamentos 

de representantes de entidades classistas
Governador Marconi Perillo (PSDB) participou na manhã de hoje (10/09) de sabatina na Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg). Candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, em aproximadamente uma hora Marconi tratou de assuntos relacionados aos investimentos econômicos para o Estado e de propostas para Segurança Pública, Educação e Tecnologia, caso seja reeleito. 

O evento foi coordenado pelo Fórum Empresarial, Fórum Permanente da Indústria da Comunicação e Fórum da Habitação de Goiás, e definido pelos organizadores como extremamente importante para que os governadoriáveis pudessem expor seus projetos e ideias. Também participaram empresários, empreendedores e profissionais de diversos segmentos.

O primeiro tema apresentado para as considerações do governador foi o crescimento e uma possível regulamentação do Comércio Eletrônico (e-commerce) em Goiás e no Brasil. De acordo com Marconi, a situação desse segmento - que ainda passa despercebido quanto à arrecadação de impostos e a livre concorrência - requer, antes de uma ação isolada do Estado, um posicionamento do governo federal. 

“Nas últimas reuniões de governadores das quais participei, temos discutido alternativas para que isso seja resolvido nacionalmente”, disse ele, fazendo referência à necessidade de que os direitos e, principalmente, as obrigações do segmento precisam ser claras, pois uma concorrência desleal não prejudica apenas o meio empresarial. “Isso influencia a economia de todos os Estados”, pontuou. 

Para Marconi, é preciso um trabalho colaborativo entre o governo e os Fóruns para a formatação de soluções efetivas para problemas e demandas pontuais, como é o caso da regulamentação do e-commerce. “Sugiro a todos que trabalhemos a muitas mãos. Goiás pode ser pioneiro ao apresentar propostas para este setor que sejam adotadas pelo governo federal.”

Tributos
Sobre a situação tributária, o governador relatou que o Estado conseguiu, em parceria com o Fórum Empresarial, implantar a menor carga na substituição tributária do País. Essa substituição tributária é um mecanismo de arrecadação de tributos utilizado pelos governos federal e estaduais, que atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A modalidade é utilizada para facilitar a fiscalização dos tributos que incidem várias vezes no decorrer da cadeia de circulação (do produtor até o consumidor final), de uma determinada mercadoria ou serviço.

Já sobre os incentivos fiscais, Marconi ressaltou a importância da permanência dessa política para que Goiás continue a atrair grandes indústrias e bons parceiros comerciais. Para o governador, é preciso um projeto de regulamentação fiscal dos incentivos que se ajuste à arrecadação de cada Estado. “Esses incentivos precisam ser inversamente proporcionais ao PIB (Produto Interno Bruto). Ou seja, Estados maiores dariam incentivos menores e vice-versa”, exemplificou.

Situação Energética no Estado
Questionado sobre projetos para produção de energias alternativas, o governador garantiu que Goiás, em breve, será o maior produtor de energia limpa do Brasil. “Já temos e teremos outras importantes matrizes energéticas no Estado”, afirmou ele, ao citar que Goiás é pioneiro na co-geração de energia produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

De acordo com ele, em aproximadamente três anos, já existem no Estado 17 usinas de etanol que produzem energia através do aproveitamento do bagaço da cana. “Estamos agora desenvolvendo o primeiro projeto de consórcio de geração desse tipo de energia e também de energia solar.” O candidato afirmou ainda que Goiás tem muito potencial para produção de energias alternativas. 

Segurança Pública
Questionado sobre projetos para melhorar a segurança pública para os goianos, Marconi lembrou que os investimentos feitos neste setor pela sua gestão revelam que esta é uma área prioritária para seu governo. E exemplificou citando que cerca de 80% dos casos de violência e criminalidade ocorridos no Brasil estão relacionados ao uso e tráfico de drogas. 

Segundo ele, em 2012 foi criado o Comando de Operações de Divisas (COD), que tem a finalidade de impedir a entrada de drogas e armas contrabandeadas no Estado. “Já temos 10 bases operacionais, de um total de 15, nas divisas de Goiás com outros Estados”, afirmou. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e que foram apresentados pelo governador, nesses dois anos foram apreendidos mais de 22 mil quilos de drogas e armas. “Só na semana retrasada apreendemos 1,3 mil quilos de maconha.”

Marconi voltou a criticar a atuação do governo federal, pois segundo ele, o País não atua de forma eficiente nas fronteiras com países vizinhos, responsáveis pelo tráfico de armas e drogas para o Brasil. “Como queremos viver num País sério se não fechamos as nossas fronteiras?”, questionou.

De acordo com o governador, uma ação viável para dificultar a entrada de armas e drogas no País é a utilização de um percentual do efetivo das Forças Armadas. “O Brasil não vive em guerra. Então é fácil utilizar 30% ou 40% desse pessoal para vigiar as nossas fronteiras.”

Demagogia dos adversários
Por fim, Marconi criticou também seus opositores, que até o início deste processo eleitoral, “nunca se preocuparam com a segurança pública dos goianos”. “Esse é um assunto sério. Agora, em plena campanha, os adversários aparecem com soluções mirabolantes e com propostas demagógicas”, pontuou.

Ao final da apresentação, o governador citou investimentos feitos em seus governos nas áreas da saúde, educação, saneamento, reconstruções e ampliações das malhas viárias goianas, além de detalhar parcerias com todos os municípios goianos. “No nosso governo não há restrições com prefeituras de outros partidos. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, o prefeito Maguito Vilela é do PMDB e temos feito muitos trabalhos juntos.”

“Eu sei, por exemplo, o que cada cidade do Nordeste goiano precisa”. A afirmação, segundo Marconi Perillo é fruto de inúmeras viagens que, ao longo do seu governo, ele tem feito pelo Estado. “Só no primeiro semestre desse ano, antes do período eleitoral, fiz 220 visitas. Todos sabem do meu comprometimento”, reafirmou.

Nenhum comentário: