quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Basquete: Brasil Tenta Fazer História Contra a Sérvia no Mundial

Vencer a Sérvia não chega a ser novidade para esta seleção brasileira. Há uma semana, os comandados de Rubén Magnano derrotaram o oponente por 81 a 73 pela primeira fase da Copa do Mundo. O resultado confirmou o Brasil como o segundo colocado do grupo A, apenas atrás da Espanha. Sete dias depois, um novo duelo, mas com algumas diferenças em relação ao jogo anterior, principalmente do lado sérvio.


Com experiência de sete anos de NBA, o pivô Nenad Krstic vai evoluindo com o passar dos jogos depois de um problema no joelho, e o jovem time já está mais maduro após seis partidas na competição. Mas o que os brasileiros precisarão superar mesmo é o bom momento do "quarteto fantástico" da Sérvia formado pelo armador Milos Teodosic, pelo ala-armador Bogdan Bogdanovic, pelo ala Nemanja Bjelica e pelo pivô Miroslav Raduljica. Eles formam a espinha dorsal do técnico Sasha Djordjevic e se mostram muito superiores aos demais companheiros em todas as estatísticas.


Dos quatro principais jogadores, Marcelinho Huertas aponta Teodosic e Bogdanovic como os mais perigosos e responsáveis diretos por fazer a Sérvia jogar.


- Principalmente na criação do jogo deles, baseado muito na situação de pick 'n' roll. 80% das jogadas saem das mãos desses dois jogadores. Uma ou outra sai do Markovic e do Jovic, que são os outros armadores. São jogadores que merecem um cuidado especial - afirmou o camisa 9 brasileiro, também especialista neste tipo de jogada.

Teodosic, Bogdanovic, Raduljica e Bjelica formam o "quarteto fantástico" da Sérvia (Foto: Globoesporte.com)

Responsável por 14.5 pontos por jogo, Raduljica é o cestinha do time. Logo atrás dele aparecem Bjelica (11.8) e Bogdanovic (11.3). Nos rebotes, quem domina é Bjelica com 7.3 contra 5.0 de Raduljica. Nos passes, o "mágico" Teodosic é insuperável. São 4.3 assistências por partida, enquanto Bogdanovic é o terceiro melhor com 2.7. No conjunto, Bjelica é o mais eficiente e tem boas médias nos principais fundamentos: 11.8 pontos, 7.3 rebotes e 1.8 assistências. Os quatro representantes do "quarteto fantástico" são os únicos a quebrarem a barreira de mais de 10 pontos por duelo, fato difícil de acontecer em outras equipes.


Contra o Brasil, em Granada, Teodosic, o sósia do atacante Herrera, foi o que mais deu trabalho ao time canarinho. Vindo do banco de reservas, ele anotou 14 pontos, deu cinco assistências, pegou dois rebotes e roubou uma bola. Passou por ele a reação do terceiro quarto, quando os sérvios viraram o placar, após 16 pontos de desvantagem no intervalo. Raduljica foi um dos reboteiros dos europeus com cinco, tendo ainda marcado 11 pontos. Os outros dois contribuíram com oito pontos cada, sendo que Bjelica pegou também cinco rebotes, e Bogdanovic deu três passes decisivos.


Nesta quarta-feira, o Brasil tenta parar o "quarteto fantástico", agora, pelas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha. Quem vencer pegará a seleção que passar do confronto entre Espanha e França. O SporTV transmite às 13h (Brasília).

Nenhum comentário: