sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ao lado de Marconi, professores de todo Estado comemoram 1º lugar do Ensino Médio no Ideb


Dez mil professores, diretores e servidores da Educação de todo estado participaram de encontro com governador Marconi Perillo, candidato à reeleição, em comemoração aos resultados que Goiás conquistou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 1º lugar no Ensino Médio e 2º lugar no Ensino Fundamental. O evento político foi realizado no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuárias, em Goiânia. “O resultado que comemoramos hoje é mérito de vocês”, disse o governador.

Goiás subiu quatro posições em relação a 2011, ano em que o Ensino Médio havia ficado em 5º lugar. O índice alcançado agora foi 3,8, maior do que a meta nacional projetada pelo MEC, que era de 3,4. Em relação ao Ensino Fundamental oferecido na rede pública estadual, Goiás alcançou nota 6 nos anos iniciais (1º ao 5º ano), ficando atrás de Minas Gerais e Paraná, ambos com 6,2. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Estado atingiu nota 4,5, sendo superado apenas por Minas Gerais, com 4,7.

Tutora pedagógica da Subsecretaria Regional de Educação de Luziânia, Grazielly Katarinni afirma que os educadores não têm medido esforços para, ao lado do governo, promover avanços no setor educacional. “Adotamos as medidas e ações que nos foram apresentadas e as colocamos realmente em prática. Estamos nos esforçando dia a dia para que a educação de nosso Estado melhore cada vez mais. Mas é muito bom saber que nossos alunos estão tendo acesso a um ensino melhor, assimilando mais os conteúdos, aprendendo mais”.

Grazielly veio para Goiânia ao lado de outros 129 profissionais, todos da regional de Luziânia. “Só quem é professor ou servidor da educação sabe os desafios enfrentados diariamente para ministrar conteúdos e organizar aulas. Enfim, para ser professor de verdade. Esse resultado (do Ideb) confirma o esforço de todos nós e nos dá mais disposição para continuarmos com nosso trabalho”. Estão vinculadas à Subsecretaria de Educação de Luziânia 39 escolas estaduais; todas tiveram índices superiores à 2011 no Ideb.

Ex-secretário de Estado da Educação e candidato à reeleição, deputado federal Thiago Peixoto (PSD) citou o plano de reforma educacional instituído em sua gestão, o Pacto Pela Educação - conjunto com 25 diretrizes distribuídas em cinco eixos estratégicos. “Nós promovemos e vivemos, de perto, a mudança da educação. Cada um aqui sabe o quanto a luta foi difícil. Por isso estamos aqui comemorando, porque esse resultado não caiu do céu”, disse Thiago, ressaltando que se os professores e servidores não tivessem encampado todas as propostas de mudança, Goiás não teria agora estes resultados.

O primeiro eixo do Pacto pela Educação diz respeito à valorização profissional; o segundo, à adoção de práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno; o terceiro trata da redução significativa da desigualdade educacional. O quarto eixo versa sobre a estruturação do sistema de reconhecimento e remuneração por mérito e o último, da realização de profunda reforma na gestão e infraestrutura da rede estadual de ensino.

E esses eixos são fundamentais para o sucesso de Goiás no Ideb, garante a vice-diretora do Colégio Estadual Ocidental, Milena Vanne, de Cidade Ocidental. Para ela, a redefinição das funções dos tutores pedagógicos merece destaque, além dos investimentos em soluções de TI. “Nunca tivemos um governo que se preocupasse e, mais do que isso, trabalhasse tanto para melhorar a educação em Goiás”.

Reconhecimento
Marconi Perillo parabenizou os profissionais que participaram da reunião e lamentou o fato de adversários criticarem a educação em Goiás de forma leviana e demagógica: “Quando atacam, tentam tirar o mérito de nossos alunos, professores e servidores. Afirmo que estamos enfrentando as dificuldades e promovendo mudanças, mas com ‘pé no chão’. E quero continuar trabalhando para que nosso estado tenha resultados cada vez melhores, mas não só no Ideb, mas na vida de cada goiano”.

Fotos: Lailson Damásio

Nenhum comentário: