sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Policiais e bombeiros afirmam que Marconi foi o governador que mais investiu em Segurança

Marconi reuniu-se com categoria nesta quinta-feira, no comitê central, em Goiânia

A constante valorização do efetivo policial, a atenção dada à categoria e os investimentos feitos em Segurança Pública em seus governos renderam ao governador Marconi Perillo, na tarde de hoje, o reconhecimento público de gestor que mais fez pelo setor, além de inúmeras declarações de apoio à sua reeleição. No comitê central, em Goiânia, Marconi participou de reunião com representantes da Polícia Militar do Estado de Goiás e do Corpo de Bombeiros, cujos líderes, em discurso, revezaram-se nos cumprimentos a ele e em comparações com o que foi feito agora com governos de partidos adversários. 


Marconi, por sua vez, agradeceu o apoio dos militares e o respaldo de todos às propostas apresentadas, ao longo da campanha, para a Segurança Pública. Propostas que passam, inclusive, pelo aumento do efetivo policial. “O meu compromisso é de que, se reeleito, vamos sim fazer concurso no ano que vem para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Civil”, afirmou. “Tudo com muito planejamento, sem soluções ‘mágicas’ ou ‘mirabolantes’”, acrescentou Marconi, mandando, indiretamente, recado aos adversários.



Ainda sobre aumento do efetivo, Marconi informou que quanto aos remanescentes do último concurso público realizado pelo governo do Estado, já foi autorizado por ele a prorrogação do prazo para convocação. E voltou, também em discurso, a defender o efetivo policial dos ataques feitos por adversários de oposição, que, segundo ele, querem jogar a sociedade contra estes trabalhadores. “A polícia goiana é merecedora de gratidão pelo trabalho exemplar realizado ao longo dos tempos. Temos aqui profissionais sérios, competentes e profissionais”, disse ele. 



Ao repudiar o que chamou de “ação politiqueira dos opositores”, que, segundo ele, tentam passar para a sociedade a imagem de que as polícias não cumprem seu trabalho, o governador pediu que o público ali presente divulgue as ações do efetivo policial contra a criminalidade. “É importante que vocês falem do trabalho destes grandes profissionais e da forma como o governo tem valorizado a categoria. Propaguem isso”, conclamou.



Para Marconi, a atuação exemplar dos policiais goianos é reflexo dos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos e pelo compromisso de cada profissional em desempenhar, da melhora forma possível, suas atribuições. “O que vemos em Goiás é uma polícia que trabalha motivada porque nunca foram concedidas tantas promoções como nos últimos três anos e meio. Sinal claro de que sabemos reconhecer os grandes profissionais que temos aqui”, enfatizou o governador.



Marconi ressaltou ainda a eficiência da categoria nas atividades cotidianas, que conta com armamento adequado e boas condições de trabalho: “Nossos policiais não têm mais que andar em veículos Fiat 147, com gambiarras que estragavam e viviam permanentemente nas oficinas e às vezes eram empurrados nas ruas por falta de combustível.”. “Esta é um policia valorizada porque não recebe mais seus salários atrasados. Houve um tempo em que a polícia não tinha crédito nem para ir à padaria e vocês sabem bem quando isso aconteceu”, pontuou o governador, referindo-se às gestões do PMDB.

Comparação
O governador Marconi Perillo ainda comparou o cenário atual em que trabalham os policiais goianos com o que existia anos atrás, em gestões peemedebistas. “É preciso que os mais velhos contem para os iniciantes na carreira militar o que já viveram. Quando terminava um governo, os policiais ficavam de cinco a seis meses sem receber. Estou terminando o meu (governo) e ninguém ficou um dia sequer sem salário”, afirmou o governador.



Marconi também assegurou que não fez e não fará, até o final da campanha, promessas “demagogas”. “Não vou dizer aqui que vou dobrar o efetivo, até porque aquele candidato que vem prometendo isso foi o responsável por colocar a polícia goiana em miséria. Impossível acreditar em algo deste tipo”, alertou.



Ainda de acordo com o governador, presidentes e dirigentes de associações e entidades de classe vinculadas às polícias em Goiás encaminharam, recentemente, lista de demandas e sugestões a Marconi. “Tudo o que for possível, nós vamos incluir no plano de governo. Contem sempre com a minha sensibilidade como governante”, afirmou.

Apoio do governo federal é imprescindível
No encontro com policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros, o governador associou grande parte dos crimes (80%, segundo ele) cometidos por bandidos, em Goiás, ao tráfico de armas e drogas que ocorre livremente nas fronteiras com países vizinhos, como Venezuela, Bolívia e Colômbia, entre outros. “É preciso que o governo federal faça o que estamos fazendo aqui (em Goiás), criando o Comando de Operações de Divisas (COD) e apreendendo drogas e armas nas entradas do Estado”, pontuou.



Ainda sobre a atuação do COD, Marconi parabenizou os agentes pela apreensão de 1.500 quilos de maconha na manhã de hoje. “Isto comprova a eficiência no combate ao tráfico de drogas em Goiás. Desde a criação do COD, mais de 20 toneladas de drogas já foram apreendidas”, disse.



O governador ainda reforçou que, em sua atual gestão, foram investidos em Segurança Pública quase R$ 2 bilhões, sobretudo em serviços de inteligência e em viaturas novas. “Por outro lado, o governo federal não aplica neste setor praticamente nada. Os estados estão arcando com tudo praticamente sozinhos”, disse. Ele também criticou a legislação penal, classificada por ele como “frágil”. “A justiça é obrigada a soltar os bandidos que a polícia prende, essa é a verdade”, concluiu. “A legislação atual permite os recursos, os agravos, as fianças. Assim o bandido mata, rouba e depois é libertado”, afirmou.



Apoios
Representantes de associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros agradeceram ao governador pelas melhorias proporcionadas pela sua gestão e reafirmaram apoio à reeleição de Marconi. Para o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar / Bombeiros Militar do Estado de Goiás, sargento Gilberto Cândido de Lima, esse é “um momento muito feliz para toda a categoria”.



“Faço aqui meu testemunho, por saber o que eram essas corporações, e o que é hoje. Já vivi, em governos de outros partidos, muitas situações difíceis, como muitos de vocês. Jamais queremos voltar a passar pelo que já passamos”, afirmou. E agradeceu ao governador por todos os investimentos em Segurança Pública. “Quero agradecer aqui por tudo o que o senhor tem feito, em nome de todos os policiais”, reforçou o sargento Gilberto Cândido, conclamando a todos, em seguida, a trabalhar pela vitória de Marconi já no primeiro turno das eleições. 



Também participaram do encontro com o governador representantes das associações dos Policiais e Bombeiros Militares de Goiás, Militares Inativos de Goiás, de Defesa dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, e a dos Oficiais da Policia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Goiás.



Foto: Humberto Silva

Nenhum comentário: