quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pirenópolis: Festival Promove a Cultura Brasileira

A cidade de Pirenópolis (GO) recebe, de 25 a 31 de agosto, o I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais, um evento que reúne, além de diversos estados brasileiros, representantes de cinco países para celebrar a cultura. Cerca de 10 mil visitantes são esperados e, ao longo de uma semana, terão acesso gratuito a shows, desfiles e apresentações folclóricas de grupos nacionais e estrangeiros.

"Piri", como é apelidada por quem a visita, está localizada a 120 quilômetros de Goiânia e a 140 quilômetros de Brasília. A cidade é histórica e atrai um fluxo intenso de visitantes: cerca de 20 mil por mês, segundo a secretaria de turismo local. Cachoeiras, parques, roteiros de aventura e ecoturismo estão entre seus principais atrativos. A valorização da cultura, no entanto, é um movimento que vem ganhando espaço na região - e o festival tende a reforçar.

Entre as atrações estão a primeira mostra de documentários culturais premiados no Brasil, oficinas de dança, teatro e música, um espaço lúdico para crianças e palestras sobre empreendedorismo e economia criativa.

Turistas brasileiros e das delegações do Chile, Argentina, Peru, Portugal e Eslovênia trocarão experiências culturais e poderão, ainda, degustar especialidades da cozinha goiana, como galinhada e pratos com mandioca na feira gastronômica. Durante a Copa do Mundo, a culinária brasileira foi avaliada positivamente por 93,1% dos turistas estrangeiros.

Atualmente, o lazer e os negócios impulsionam o turismo no Brasil, segundo estudos do Ministério do Turismo. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil ocupa o 9º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2013. Os negócios e eventos já atraem uma parcela considerável (25,3%) dos visitantes de outros países.

Fonte:

Nenhum comentário: