segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pesquisa Grupom: Iris, Vanderlan e Gomide Perdem Pontos. Marconi Cresce e Pode Vencer no Primeiro Turno

Tucano detém 37% da preferência dos eleitores, contra 26,1% do adversário peemedebista
Pesquisa feita pelo Instituto Grupom, divulgada hoje (11) pelo jornal Diário da Manhã, aponta liderança do atual governador e candidato pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, Marconi Perillo (PSDB) à corrida pelo governo de Goiás. A diferença entre o tucano e o segundo colocado, o peemedebista Iris Rezende, é de 10,9 pontos percentuais na estimulada.

Marconi detém 37% da preferência dos eleitores goianos, contra 26,1% do candidato peemedebista. O ex-prefeito de Senador Canedo e candidato pelo PSB, Vanderlan Cardoso, aparece com apenas 9,5% das intenções de voto e Antônio Gomide, ex-prefeito de Anápolis, com 6,1%.

Considerando apenas votos válidos, em que se excluem os índices de eleitores indecisos, votos brancos e nulos, Marconi Perillo (PSDB) permanece à frente com 45,6 pontos percentuais das intenções de voto. O segundo colocado é o candidato peemedebista, Iris Rezende, que aparece com 32,2%. Vanderlan Cardoso tem 11,7% e Antônio Gomide 7,6%.

Segundo a margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois últimos candidatos seguem tecnicamente empatados. A candidata Marta Jane (PCB) permanece com 1,2%. Professor Wesley, do PSOL, e Alexandre Magalhães (PSDC), tem 1%. Dos 1.011 eleitores entrevistados, 10,3% permanecem indecisos quanto à preferência para governador e 8,5% disseram que votarão em branco ou anularão o voto no dia 5 de outubro. O Grupom ouviu eleitores em todo o Estado e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Além da intenção de votos, a pesquisa também aponta o nível de rejeição dos candidatos ao governo do Estado. Os dois principais governadoriáveis – Marconi Perillo e Iris Rezende – aparecem empatados tecnicamente, com 33,7% e 29,7%, respectivamente. Marta Jane (PCB) e Antônio Gomide obtiveram 19,1% de rejeição e Vanderlan Cardoso 18,1%. Dados do Grupom apontam que 35,2% dos eleitores responderam que votariam em qualquer um dos candidatos ao governo do Estado.

Marconi lidera pesquisa espontânea
O candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) tem também significativa vantagem sobre o segundo colocado, Iris Rezende, na pesquisa espontânea. Nessa modalidade, o eleitor é questionado sobre a intenção de voto, porém não é apresentada uma lista com os nomes dos candidatos.

O governador aparece com 21,3% da preferência do eleitorado, o que representa diferença de 10,8 pontos percentuais sobre o adversário peemedebista e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que obteve apenas 10,5%. Já os candidatos Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) seguem em empate técnico na pesquisa espontânea, com 5,3% e 3,2%, respectivamente. O restante dos candidatos computaram resultados inferiores a 1%. A pesquisa revela ainda que eleitores indecisos ou que não responderam o levantamento do Grupom totalizam 59,3%.

Corrida ao Senado
De acordo com a pesquisa do Grupom/DM, em relação à disputa pelo Senado, Vilmar Rocha (PSD) aparece em segundo lugar, com 11,9%. A liderança ainda é do candidato Ronaldo Caiado (DEM), que aparece com 31,8%. 

A ex-deputada federal Marina Sant’Anna (PT) surge em terceiro lugar, com 9,2% dos votos. A pesquisa mostra ainda que dos eleitores pesquisados, 28,9% disseram estar indecisos quanto ao voto para a escolha de senadores. 13,7% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou irão anular o voto.

Na pesquisa espontânea para senadores – sem a relação dos candidatos –, Vilmar Rocha detém 2% da preferência. Caiado lidera com 5,5 pontos percentuais. Nesse caso, o índice de indecisão entre os eleitores chega a 90,4%, divulgou o levantamento do Grupom.

Nenhum comentário: