segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pesquisa Garante Reeleição do Governador Marconi em Todas as Simulações de Segundo Turno

Pesquisa realizada pelo Instituto Grupom e publicada hoje (11), pelo jornal Diário da Manhã, revela que o governador e candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, Marconi Perillo (PSDB), lidera em três cenários possíveis em um eventual segundo turno. Marconi seria eleito com ampla vantagem sobre os adversários Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT).

No primeiro cenário de segundo turno, Marconi enfrenta Iris Rezende e vence a disputa com 40,9 pontos percentuais, contra 32,9% do candidato peemedebista. Entre os eleitores pesquisados, 13,6% totaliza o percentual de indecisos; 12,6% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Se a disputa ocorresse entre Marconi e o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), a vantagem do candidato tucano seria ampliada, em relação ao primeiro resultado, em que a disputa era com Iris Rezende. Aqui, Marconi obteve 49,2%, enquanto Vanderlan contabilizou 27,3%. Nesse segundo cenário, eleitores indecisos somaram 10,1% dos entrevistados. Já aqueles que afirmaram que anulariam o voto ou que votariam em branco para governador somam 13,5%.

Em caso de segundo turno com o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), a vantagem de Marconi Perillo chega a quase 30%. Nesse caso, o governador desponta com 50,2% das intenções de voto dos eleitores pesquisados contra 20,7 pontos percentuais do petista. O restante do percentual, ou seja, eleitores indecisos ou que disseram que iriam anular o voto ou votar em branco seguem em 14,4% e 14,6%, respectivamente.

Votos válidos
A pesquisa Grupom também divulgou o resultado das intenções de voto para estes três cenários, computando apenas os votos válidos. Com isso, são excluídos brancos e nulos e ainda a opinião dos eleitores que disseram não saber em quem votar. Nesse caso, Marconi Perillo, com 55,4% dos votos, saiu à frente do candidato peemedebista, que garantiu apenas 44,6%, ou seja, vantagem de 10,8 pontos percentuais para o tucano.
Computados votos válidos de uma eventual disputa entre Marconi Perillo (PSDB) e Vanderlan Cardoso (PSB), o percentual de intenção de votos para o governador chega a 64,3%. O ex-prefeito de Senador Canedo obteve apenas 35,7% da preferência do eleitorado. 
Numa disputa entre Marconi e Antônio Gomide, o candidato pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás obteve 70,9% enquanto Gomide aparece com 29,1%. A vantagem chega a 41,8%.

Nenhum comentário: