terça-feira, 5 de agosto de 2014

Marconi é Citado Como "Companheiro Leal" Por Representantes do Setor Empresarial


“É um gestor que tem dignidade, ética, determinação e conhece os problemas da sociedade”, afirma presidente da Fecomércio




Ao participar, na noite desta segunda-feira, da discussão do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 123, que trata do Simples Nacional, durante reunião com representantes do setor empresarial na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), o governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu inúmeros elogios em razão das conquistas proporcionadas ao setor durante a atual gestão. Presidentes de entidades empresariais ressaltaram que Marconi sempre manteve diálogo com o setor, buscando constantemente assisti-lo assegurando medidas fundamentais para o seu desenvolvimento. O governador foi classificado como companheiro leal dos micro e pequenos empresários.

O presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, mediou a discussão sobre o tema. Ao iniciar o debate, agradeceu a Marconi por sempre ter sido parceiro do setor empresarial. “A qualquer momento que uma de nossas entidades solicitou a presença do governador, lá estava ele. É um gestor que tem diálogo e ética; tem para com todos nós fraternidade, determinação, conhece os problemas da sociedade, e tem enfrentado todos eles com maestria”, disse. 

Evaristo fez uma breve análise dos avanços pelos quais Goiás tem passado nesta gestão, e lembrou que o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) passou por profunda transformação e alcançou alto índice de aprovação. Lembrou, também, que o Hugo 2, localizado na Região Noroeste de Goiânia, será o maior hospital da região Centro-Oeste e está em fase de conclusão. Evaristo destacou a qualidade das rodovias goianas, construídas, reconstruídas e duplicadas nesta gestão.

“O Brasil precisa de gestores competentes. Devemos trabalhar pensando no futuro. Goiás caminha para ser a 6ª economia do país. No passado, éramos a 13ª”, afirmou, lembrando também do crescimento no PIB nos governos de Marconi. A presidente da Acieg, Helenir de Queiroz, citou inúmeros programas e benfeitorias do governo do Estado para o setor empresarial. Destacou a criação do Vapt-Vupt Empresarial e do Drive Thru da Juceg. “Programas modernos que mudaram completamente a nossa vida. Estávamos acostumados a lutar contra a burocracia, e agora não precisamos mais nos desgastar com isso”, ressaltou.

Ela citou ainda, a criação do Vapt-Vupt Ambiental, e a novidade da permissão para se emitir licença declaratória. “Outro motivo de gratidão que temos ao governador é a instituição do Código de Defesa do Contribuinte. Somos gratos também por termos o menor imposto para a micro e pequena empresa do Brasil, e a menor carga tributária de ICMS do país. Nosso governador tem sensibilidade. Ele entende que em Goiás existem 237 mil empresas que dependem de regime de tributação diferenciado para sobreviver”, afirmou. 

Helenir aludiu às dificuldades pelas quais passava o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, e lembrou que o governo do Estado assumiu, recentemente, metade das gratuidades das passagens. “Estávamos à beira de um colapso. Graças ao governo, que passou a assumir as gratuidades, foi possível fazer um cronograma de melhoria do transporte, que estará com outra cara em dezembro”, declarou. A presidente citou, por último, o desfecho da federalização da Celg, que está prestes a ocorrer.

Presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira informou aos empresários presentes que, durante as reuniões da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), sempre é questionado sobre o ostensivo apoio que o governo de Goiás dá ao setor empresarial. “Respondo que, em primeiro lugar, nosso governador tem a cabeça aberta, e é essa aproximação que o permite tomar medidas corretas. É por isso que estamos crescendo acima da média nacional. Em Goiás, a voz do setor produtivo tem ressonância”, afirmou, arrematando que é o momento de a sociedade saber escolher os seus representantes. 

Diálogo
Marconi, por sua vez, agradeceu aos elogios e destacou que sempre se preocupou em facilitar e desburocratizar a vida do pequeno e médio empresário, tomando medidas que garantissem a competitividade e a redução de tributos. “Felizmente conseguimos, com a minha intervenção firme e direta, atender as demandas do setor, buscando sempre o equilíbrio e o consenso”, disse ele.

“Nós assumimos R$ 15 milhões mensais para melhorar o transporte na Região Metropolitana de Goiânia. Assumi mais esse ônus, embora não fosse de nossa responsabilidade, porque entendo o quanto isso prejudicaria o setor”, relatou Marconi, lembrando que o governo concede o subsídio da tarifa do Eixo Anhanguera desde 1999 e que, nesta gestão, criou também o Passe Livre Estudantil. “Além desses benefícios, também garantimos a redução a zero da alíquota de ICMS para combustível de ônibus”, concluiu. 

Crédito das fotos: Henrique Luiz

Nenhum comentário: