segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Governador Marconi empossa 25 novos procuradores do Estado

O governador Marconi Perillo empossou, na tarde desta segunda-feira (4), em solenidade no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 25 novos procuradores do Estado aprovados em concurso realizado em agosto de 2013 e nomeados através de decretos de 3 e 11 de julho deste ano.

Esta é a 13ª turma de novos procuradores empossados na história da Procuradoria Geral do Estado que, em 2014, completa 50 anos de existência. Destas – recordou-se o Procurador Geral do Estado, Alexandre Tocantins –, pelo menos a metade ocorreu durante os governos de Marconi Perillo.

Os concursos – na avaliação da presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, Valentina Jungmann –, “demonstram o compromisso do governador Marconi Perillo com a consolidação do estado democrático de direito”. O concurso realizado no ano passado, salientou, “representou o cumprimento de um compromisso assumido pelo governador com a PGE e a Associação dos Procuradores no início de 2011”.

O governador Marconi Perillo dedicou a posse solene à memória do procurador e magistrado, Vinicius Pimenta da Veiga, a quem deu posse na PGE no primeiro ano de seu primeiro mandato. “Tive o privilégio de empossá-lo como procurador aqui mesmo neste auditório e depois participei da solenidade que marcou seu ingresso na magistratura”, recordou.

Em resposta às reivindicações apresentadas pela presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, ele disse que ainda neste ano garantirá a complementação do quadro de procuradores. A expectativa é que até dezembro, mais 17 procuradores aprovados no último concurso sejam empossados.

Marconi acenou também com melhorias físicas para a PGE. Sem a possibilidade de firmar compromisso imediato para a construção da nova sede da instituição, disse que a solução será instalar a PGE no prédio onde hoje funciona o Tribunal de Contas do Estado, na Praça Cívica. A mudança ocorreria tão logo o TCE transfira sua administração para a nova sede, em construção.

Dirigindo-se aos novos procuradores, Marconi chamou a atenção de cada um para testemunharem a legalidade dos atos praticados pela atual administração. “Vocês sabem, porque acompanham diretamente, que nosso governo é pautado por ações responsáveis, transparentes e seriamente comprometidas com a observância dos preceitos legais”.

“Agindo assim – completou – temos um legado e deixamos um exemplo, que certamente dignifica a todos os servidores que se dedicam lado a lado conosco na tarefa de bem servir a nossa população”.

A posse solene dos novos procuradores do Estado foi prestigiada, ainda, pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Escher, pelo defensor público-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo, pelo secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores em Goiás, Telmo Lemos Filho, e pelo vice-presidente da OAB-Goiás, Sebastião Macalé, além de secretários de estado, parlamentares e familiares dos empossados.

Nenhum comentário: