quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Governador Cancela Agenda de Campanha e Diz que Morte de Eduardo Campos é “Perda Inestimável”

Marconi lamentou profundamente morte do pessebista; ele irá ao velório em Recife

O governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, cancelou, nesta quarta-feira (13/8), toda sua agenda de campanha e decretou luto oficial no Estado por três dias em função da morte do ex-deputado federal Eduardo Campos, que disputava a Presidência da República pelo PSB. “Uma perda inestimável para a política e para a administração pública brasileiras, como já fora a de seu avô, Miguel Arraes”, disse o governador em nota oficial divulgada nesta tarde.

Marconi lamentou profundamente a trágica e precoce morte de Eduardo, vítima de um acidente aéreo, a quem ele se referiu como “homem público muito trabalhador e criativo, focado em resultados, extremamente preocupado com o desenvolvimento social e o progresso econômico do Brasil”. Além disso, afirmou que “com seu elevado espírito público, Eduardo Campos promoveu e engrandeceu os debates nacionais, sempre de forma lúcida e ponderada”. “Como governadores de nossos Estados, tivemos a oportunidade de compartilhar inúmeras experiências administrativas”, relatou de Brasília, onde foi informado da morte de Campos enquanto cumpria agenda administrativa.

Tanto o governador, quanto os candidatos a vice e ao Senado, respectivamente José Eliton (PP) e Vilmar Rocha (PSD), optaram pelo cancelamento das agendas nesta quarta e quinta-feira, em respeito a quem os próprios chamaram de “amigo” e “grande líder”. As viagens dos integrantes da chapa majoritária previstas para Luziânia, Novo Gama e Minaçu foram desmarcadas, assim como o evento que seria realizado amanhã, em Goiânia, com membros do movimento “Luta pela Moradia”.

Eduardo Campos e Marconi mantinham relação cordial e já teceram elogios em público, tendo o ex-governador de Pernambuco recebido o tucano em Recife, quando os dois conversaram, em especial, sobre o imbróglio que envolve a unificação da alíquota do ICMS interestadual, e o cenário político em geral. Além disso, o governador, em 2013, homenageou Eduardo Campos durante a transferência da Capital para a cidade de Goiás. O pessebista recebeu a maior honraria concedida pelo Estado, a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, no dia 26 de julho do ano passado.

O governador Marconi Perillo reconhece em Eduardo Campos as características de um gestor comprometido com o povo, que priorizou, durante suas gestões em Pernambuco, o desenvolvimento do Estado e a melhora na qualidade de vida dos pernambucanos. É fato que Campos manteve o índice de crescimento de seu Estado sempre acima da média brasileira, qualidade partilhada com o Estado de Goiás, que também cresce mais que o Brasil. 


Homenagem
Marconi Perillo telefonou na tarde desta quarta-feira para o governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto, e reforçou a solidariedade da população de Goiás aos pernambucanos pela morte do ex-presidenciável Eduardo Campos. Lyra agradeceu a atenção do tucano e disse que, assim como todo o País, Pernambuco está em choque. Marconi disse-lhe que decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Eduardo Campos. As bandeiras de Goiânia, de Goiás e do Brasil em frente ao Palácio das Esmeraldas e do Palácio Pedro Ludovico estão a meio mastro desde então.

Nenhum comentário: