segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Governador Aposta nas Redes Sociais Como Diferencial da Campanha

Sempre atento às novas tecnologias, Marconi não abre mão de estar conectado

Indiscutivelmente, as redes sociais estão no centro das atenções das eleições deste ano. Pesquisas revelam que, de forma mais intensa do que em 2010, o ambiente virtual terá, sim, influência no pleito de outubro próximo. De acordo com especialistas, esta será a primeira campanha em que as redes sociais vão interferir diretamente no comportamento do eleitor. Graças à popularização da internet e dos smartfones, um expressivo número de pessoas poderá interagir com a discussão política, compartilhando e debatendo ideias e projetos. 

Por isso mesmo, os candidatos que pleiteiam cargos para o mandato 2015-2018 devem estar atentos ao ambiente virtual. A 1ª Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 aponta que 47% da população costuma acessar a internet – e desse número, 26% o fazem diariamente. Mesmo que a porcentagem pareça pequena, a força das redes é amplificada pelo seu potencial de reverberação. Um dos organizadores do livro Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil (Edufba, 2013), o professor da Universidade Federal do Ceará Jamil Marques chama atenção para o fato de que mesmo os que não estão na rede são influenciados por ela.

Outro ponto abordado é a credibilidade dos políticos nas redes. O ambiente virtual funciona exatamente como a vida real: aquele mesmo candidato que só aparece em época de eleição não convence a população, da mesma maneira que aquele candidato que não está conectado e não mantém diálogo com seus seguidores não emplaca nas redes sociais. Ou seja, não há confiança naquele político que criou o perfil às vésperas da eleição. 

E é por acreditar no poder das redes sociais que o governador Marconi Perillo (PSDB) sempre se manteve presente no meio virtual. Desde o início da sua gestão, o tucano mantém página no Facebook, bem como perfis no Twitter, Youtube e Instagram - este mais recente. Conectado, o governador já declarou inúmeras vezes que está atento às novas tecnologias e faz questão de dedicar um tempo à internet. Inclusive, até despacha com secretários via Whatsapp. 

Avanços virtuais
Na página mantida pelo governador no Facebook, Marconi divulga, diariamente, os feitos da sua gestão. Funciona como um tipo de agenda virtual e prestação de contas aos goianos. Com mais de 75 mil curtidas, é o candidato ao governo mais popular e o mais atuante nas redes. Ele mantém um aplicativo chamado "Marconi a um clique" no qual os internautas podem se comunicar diretamente com o governador e com a administração. Recentemente, o tucano, que está em campanha para a reeleição, desejou parabéns a Anápolis e aos anapolinos via vídeo. Geralmente, em datas comemorativas, o governador faz questão de expressar seus desejos de felicitação através de diferentes meios. O vídeo de Anápolis já teve mais de 200 compartilhamentos. 

Marconi faz questão de ressaltar sua ligação muito próxima com a tecnologia e, consequentemente, com os jovens - ainda de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, 77% dos brasileiros com menos de 25 anos têm contato com as redes sociais, pelo menos, uma vez por semana. 

Recentemente, um grupo de jovens estudantes, liderados pela graduanda em Arquitetura da PUC - Goiás Larissa Paiva, montou uma frente de militância virtual em apoio à reeleição do tucano. Através de postagens e compartilhamentos, no Facebook, Instagram e no Whatsapp, os membros da #GO45 divulgam propostas de campanha, debatem projetos para o Estado e buscam politizar o meio. 

O governador já recebeu a estudante Larissa e, nos próximos dias, pretende se reunir com o grupo que originou o #GO45. Também no Facebook, o governador Marconi Perillo postou foto com a jovem universitária e agradeceu o apoio recebido. "Muito bacana vê-los preocupados com a política e a construção de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos. Uma sociedade moderna", escreveu o tucano. A imagem já teve 1,5 mil curtidas e mais de 130 compartilhamentos.

SAIBA MAIS
Marconi lançou em junho deste ano o projeto Escola Digital - que é pioneiro no Brasil. Com investimentos da ordem de R$ 100 milhões, vão ser contemplados 150 mil alunos e 2,3 mil professores de 173 escolas da rede pública estadual. Serão instalados dispositivos nas salas de aulas que permitem o processamento local de aplicativos e conexão à internet em rede sem fio. Os professores contarão com softwares de suporte, que permitirão uma conexão entre o seu notebook e os netbooks dos seus alunos, criando um ambiente de compartilhamento de dados. Além disso, os educadores terão controle de tudo que for acessado pelos alunos. Para isso, as escolas selecionadas contarão com adaptações elétricas e cabeamentos específicos.

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