quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Criado em 2002 por Marconi, CRER inspira construção de centro de reabilitação no Tocantins

Senadora tocantinense Kátia Abreu, do PMDB, visitou 
local e elogiou modelo de gestão hospitalar

Senadora pelo PMDB do Tocantins, Kátia Abreu esteve, nesta segunda-feira (25/08), no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Criado pelo governador Marconi Perillo em seu primeiro governo (1999-2002), o local é considerado um dos maiores exemplos de atendimento humanizado e especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual do Brasil. Agora, servirá de inspiração para um centro de readaptação que será construído em Araguaína, no Tocantins. “A esperança que enxergamos nos olhos dos pacientes goianos é a mesma que queremos levar para nosso Estado”, afirmou Kátia.

O lançamento do projeto de construção e viabilização do hospital tocantinense foi realizado em 2013. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde garantiu a liberação de R$ 5 milhões para o início das obras. Estes recursos são o pontapé inicial necessário para a realização do processo licitatório. “Fiquei sabendo da existência do CRER por meio do próprio ministro da Saúde, que, desde o início, garantiu que este hospital é exemplo para todo o País”, ressaltou a senadora.

Desde a fundação, em 2002, a unidade goiana atende cerca de três mil pacientes todos os dias. Quando inaugurado, o local contava com uma estrutura física de 8.983,83 m². A experiência deu certo e foi necessário ampliar suas instalações para continuar atendendo com eficiência. Atualmente, novos 16.964,08 m² já estão em funcionamento. “O CRER é um sonho goiano que vamos levar para o Tocantins. Trata-se de um projeto que deu certo e, hoje, é referência em atendimento humanitário”, declarou a senadora.

Gestão por OS
Outro ponto destacado pela parlamentar peemedebista foi a gestão do CRER. Segundo ela, é perceptível que o sistema de gestão realizado por meio de Organizações Sociais (OSs), também idealizado pelo governador Marconi Perillo, é aplaudido por todo o Estado. “Tudo é feito com muita transparência e responsabilidade. E os resultados estão aí: atendimento de qualidade, honestidade e, principalmente, sem burocracias”, reiterou. 

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir).  De acordo com Kátia Abreu, a gestão do CRER é tão exemplar que a ideia é levá-la para administrar o centro de reabilitação tocantinense. “Queremos que a Agir administre nosso hospital. É um modelo que deu certo por ser ágil e eficaz”, finalizou.

Fotos: Humberto Silva

Nenhum comentário: