domingo, 20 de julho de 2014

Pesquisa Fortiori/Jornal Opção: Marconi Amplia Vantagem Sobre Iris

Nova rodada da pesquisa Fortiori, a primeira com todos os candidatos a governador registrados após as convenções partidárias, aponta ampla vantagem do governador Mar­coni Perillo (PSDB), candidato à reeleição. Se a eleição fosse hoje, Marconi fecharia o primeiro turno com 46% dos votos válidos, contra 34% de Iris Rezende (PMDB). Na votação projetada, esses porcentuais representariam uma vantagem de Marconi sobre Iris de cerca de 378 mil intenções de votos válidos. O governador lidera também todas as simulações de segundo turno.
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) mantém forte liderança na disputa pela única vaga de senador neste ano somando 35% de intenções de voto, mas Vilmar Rocha (PSD) aparece pela primeira vez em segundo lugar, com 14%. Marina Sant’Anna (PT) caiu para a terceira posição.
O instituto ouviu o eleitor sobre as rejeições aos candidatos ao governo e ao Senado. O governador Marconi Perillo oscilou negativamente 2 pontos, com índice de rejeição reduzido de 29% para 27%, enquanto Iris Rezende manteve-se em relação à pesquisa anterior, também com 27% de rejeição. Antônio Gomide (PT), com 20%, e Vanderlan Cardoso (PSB), com 18%, também oscilaram negativamente. Na disputa pelo Senado, o mais rejeitado é Ronaldo Caiado, com 18%. Vilmar é o segundo, com 10%, e Marina soma 8%.
O quadro eleitoral para a Presidência da República sofreu pequena alteração em relação à pesquisa anterior. A presidente Dilma Roussef(PT), candidata à reeleição, assumiu a ponta, com 29%, contra 25% de Aécio Neves (PSDB). Na pesquisa anterior, com apenas três candidatos, ambos apareciam empatados com 30%.
A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, e ouviu 800 eleitores em 71 cidades, apresentando margem de erro de 3,4% com intervalo de confiança de 95%, e está registrada nos Tribunais Regional Eleitoral e Superior Eleitoral.

Fonte: Afonso Lopes

Nenhum comentário: