sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Fim da Família Scolari - Felipão Perdeu o Comando da Seleção

Os últimos acontecimentos envolvendo a seleção brasileira acabaram por revelar a fragilidade da preparação  para a copa do mundo. A propalada família Scolari que se reuniu em 2002 não existe em 2014.

Em 2002 a Copa foi do outro lado do mundo, eu estava lá e vi de perto, o ambiente era completamente diferente. Não havia o apelo emocional que existe hoje com a copa no Brasil. 

O técnico Luiz Felipe Scolari estava preparado para dirigir a seleção naquela circunstância,  com as últimas decisões tomadas por ele, acabou por explicitar que não está preparado para comandar a seleção brasileira, jogando uma copa do mundo no Brasil.

A quase derrota para o Chile desnudou a seleção brasileira e mostrou que o time está sem comando. Felipão errou na preparação, errou na formação da seleção, errou na escalação, errou no esquema tático, errou na escolha do capitão  e errou no comando.

Para piorar a situação, Felipão acusou o golpe da "quase desclassificação". Ele não chorou, mas passou uma noite sem dormir e convocou seis "jornalistas" para desabafar e pedir socorro -"apoio". 

Nessa conversa "reservada" com os seis homens de Felipão, o técnico traiu os jogadores ao afirmar que se pudesse voltar atrás,  não teria convocado um dos 23 que hoje está na lista. Não revelou o nome, embora todos imaginam que ele estava falando supostamente do atacante Jô, que entrou e decepcionou na copa do mundo.

Felipão cometeu um erro de principiante, traiu a confiança dos jogadores. Jogador de futebol detesta técnico traíra que fica "cornetando" jogador para jornalista. Muito provavelmente eles não irão se manifestar publicamente sobre o assunto, mas internamente Felipão perdeu o comando.

Alguns jogadores se sentiram tão pressionados que acabaram por chorar na hora do sufoco. Felipão fez pior, quando errou, entrou em desespero, convocou seis jornalista e vociferou em entrevista coletiva: "Quem gostou, gostou. Quem não gostou que vá para o inferno". Típico comportamento de quem está acusando o golpe, em estado de choque, sem saber o que fazer.

 Felipão perdeu o comando da seleção brasileira e está perdido emocionalmente. 

Ainda é possível ganhar a copa do mundo, apesar de ter Felipão como técnico. Para que isso aconteça,  os jogadores da seleção brasileira terão que assumir a responsabilidade de comandar as ações apartir de agora. 

Para ganhar a copa do mundo, os jogadores do Brasil devem assumir o comando do time dentro de campo. Devem fingir que o Felipão não existem. A convivência com técnico traíra e sempre complicada, mas para o bem da seleção, os jogadores devem segurar a onda.

Depois da copa, ai sim, eles podem encher o peito e gritar bem forte: Vai para o inferno Felipão!




Nenhum comentário: