sexta-feira, 4 de julho de 2014

Neymar e James Rodríguesz Quem é Melhor em Números?

Com as expectativas de um país inteiro pesando sobre os seus ombros em 2013, Neymar foi o grande destaque do Brasil na conquista da Copa das Confederações da FIFA. Neste ano, porém, a carga sobre o camisa 10 da Seleção é dez vezes maior. Até agora, o atacante do Barça está cumprindo as expectativas: marcou quatro gols no Brasil 2014 e converteu uma cobrança decisiva na disputa de pênaltis contra o Chile, que deu aos anfitriões o direito de jogar as quartas de final.

James Rodríguez é outro nome que está na boca do povo no momento. O camisa 10 da Colômbia tem estampado as manchetes dos principais jornais do mundo devido às suas excelentes atuações na Copa do Mundo da FIFA. Com cinco gols em quatro jogos, entre eles um golaço histórico contra o Uruguai nas oitavas de final, ele já foi escolhido três vezes o Craque do Jogo Budweiser na campanha que deixou a Colômbia pela primeira vez entre as oito melhores equipes do mundo.

Os dois camisas 10 agora farão um confronto direto nas quartas de final da Copa do Mundo. Ou seja: uma das estrelas do Mundial será eliminada nesta sexta-feira. Analisamos mais de perto algumas estatísticas sobre estes dois craques antes do grande jogo no Castelão.


Altura
Neymar: 1,75 metro
James: 1,80 metro
Ambos os jogadores estão abaixo da média de altura dos atletas desta Copa do Mundo, que é de 1,82 metro. No entanto, ambos se notabilizam por serem fortes no combate homem a homem. Quando o brasileiro foi contratado pelo Barcelona, o dinamarquês e ex-barcelonista Michael Laudrup afirmou que achava que a falta de estatura não seria um problema. "Lionel Messi não é um jogador alto, e já vimos tudo o que ele fez", exemplificou.


Data de nascimento
Neymar: 5 de fevereiro de 1992 (22 anos)
James: 12 de julho de 1991 (22 anos)
Os dois camisas 10 têm a mesma idade e, apesar de jovens, souberam desde cedo lidar com grandes pressões. Neymar é o garoto-propaganda do anfitrião desta Copa do Mundo. Onde quer que você esteja em território brasileiro, verá um enorme outdoor estampado o famoso e radiante sorriso do ídolo. Já Rodríguez assumiu a liderança técnica, passando a ser o grande astro após a lesão de Radamel Falcao, primeiro no Mônaco (clube onde ambos atuam), e depois na seleção colombiana. Na França, ele respondeu da melhor forma possível e foi escolhido pelos torcedores o melhor jogador do Mônaco na temporada, assumindo papel decisivo no vice-campeonato nacional e na volta à Liga dos Campeões da Europa. O camisa 10 da Colômbia tem tido grandes atuações no Brasil 2014. Ele completará 23 anos um dia antes da final. Terá um aniversário feliz?


Gols na Copa do Mundo da FIFA (incluindo as oitavas de final)
Neymar: Quatro 
James: Cinco 
Esta é a primeira participação de ambos no maior torneio do futebol mundial, e tanto o brasileiro quanto o colombiano ostentam média igual ou superior a um gol por jogo. Neymar abriu a Copa do Mundo anotando dois tentos no jogo de abertura, contra a Croácia. A seguir, marcou outros dois diante da Camarões, na última rodada da fase de grupos. Rodríguez estufou as redes nos acréscimos da vitória na estreia diante da Grécia e fez mais um nos dois jogos restantes do Grupo C, contra Costa do Marfim e Japão. Nas oitavas, foi protagonista de um dos grandes momentos da Copa do Mundo, com um golaço de sem-pulo na vitória sobre o Uruguai. Ele ainda marcou o segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre a Celeste, feito que o tornou o artilheiro isolado do Brasil 2014 após as oitavas de final.


Títulos importantes (excluindo competições de um jogo só)
Neymar: Seis
James: Seis
O maestro brasileiro ganhou a grande maioria dos seus títulos pelo Santos: foram três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012) e uma Copa do Brasil (2010). O maior título até hoje como jogador, porém, viria em 2011: a Copa Libertadores da América, conquista na qual ajudou marcando um gol na segunda partida da final, contra o Peñarol. Com o Brasil, ele conquistou uma medalha de prata no Torneio Olímpico de Futebol 2012 e o título da Copa das Confederações no ano seguinte.


Rodríguez obteve o seu primeiro título aos 18 anos, ganhando o Torneio Apertura do Campeonato Argentino pelo Banfield em 2009. A seguir, foi para o futebol português, onde ajudou a Porto a erguer inúmeras taças. Pelo clube, conquistou a inédita Tríplice Coroa, ganhando o título português, a Taça de Portugal e a Liga Europa logo na sua primeira temporada. Depois, ganhou mais dois títulos nacionais nos dois anos seguintes.


Histórico em torneios internacionais da FIFA (antes da Copa do Mundo)
Neymar: 14 jogos, oito gols (11 vitórias e três derrotas)
Rodríguez: Oito jogos, três gols (cinco vitórias, um empate e duas derrotas)
Neymar teve de esperar um pouco até descobrir a felicidade de ganhar um torneio da FIFA. A sua primeira competição foi a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2009, da qual o Brasil teve eliminação precoce. Então com 17 anos, ele marcou um gol na vitória na estreia contra o Japão. Porém, a sua equipe perdeu duas vezes seguidas por 1 a 0, para México e Suíça (que seria a campeã da competição) e caiu logo na etapa de grupos. Ele ainda marcou três gols no Torneio Olímpico de Futebol Masculino, quando o Brasil chegou à final, mas perdeu a medalha de ouro ao levar 2 a 1 do México. Neymar foi bem mais feliz na Copa das Confederações da FIFA 2013, quando marcou quatro gols e ajudou o Brasil a ser o campeão.


Por sua vez, Rodríguez também já foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. Foi em 2007, quando ele tinha 16 anos de idade e marcou um gol no torneio. Quatro anos depois, o colombiano foi destaque ao marcar três gols pela seleção anfitriã, que chegou às quartas de final da Copa do Mundo Sub-20. Também foi o México o algoz colombiano — a equipe asteca bateu o selecionado de Rodríguez por 3 a 1.

Nenhum comentário: