domingo, 20 de julho de 2014

Marconi Perillo Inaugura Comitê, Visita Acampamentos e Participa do Encerramento da 23ª Caminhada Ecológica Em Aruanã


O governador e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), cumpre agenda em Aruanã neste final de semana. Neste sábado (19/07), às 16h30, ele recepciou os atletas que participaram da 23ª Caminhada Ecológica. No domingo, dia 20, às 11 horas, o tucano inaugura o comitê de campanha da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás na cidade e, em seguida, visita acampamentos de turistas que curtem as férias de julho nas praias do Rio Araguaia.

A Caminhada Ecológica é um projeto idealizado pelo Grupo Jaime Câmara que leva consciência ambiental às comunidades por onde passa e desperta hábitos mais saudáveis nos cidadãos. Os atletas alertam as populações dos municípios por onde passam sobre a importância da preservação de um dos biomas mais ricos do mundo: o Cerrado. Além, é claro, do Rio Araguaia.


As propostas que Marconi tem propagandeado junto aos goianos para o próximo mandato também têm foco no meio ambiente. Nesta área, o trabalho focará, principalmente, no fortalecimento das ações de proteção e regeneração da biodiversidade, dos suprimentos de água, das unidades de conservação e a preservação do solo do bioma cerrado, além de incentivar a economia verde e implementar ações relacionadas às mudanças climáticas.

Balanço
Nos últimos anos, o Governo do Estado desenvolveu inúmeras ações de conscientização e investiu maciçamente em projetos de preservação e fiscalização. Todas buscando conscientizar a população para a importância da preservação dos recursos naturais. Há poucos meses, por exemplo, junto com a Prefeitura de São Miguel do Araguaia, foi assinado Termo Aditivo de Convênio para a recuperação das margens do Rio Araguaia, principalmente nas proximidades do povoado de Luís Alves. No total, os investimentos são de R$ 2,5 milhões, oriundos do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI).

Outra iniciativa importante é o Vapt Vupt Ambiental, inaugurado por Marconi em maio de 2014. Nele, usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) contam, entre outros serviços, com abertura de processo de licenciamento ambiental, outorga de uso de água, registro de passeriformes, documento de origem florestal e licença para queima controlada.

Cinema
Além das ações de cunho prático, foi na gestão de Marconi que foram promovidas várias atividades de educação ambiental voltadas à população. É o caso do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizado anualmente na cidade de Goiás, que exibe filmes e promove dezenas de palestras e oficinas. Na última edição, por exemplo, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho elegeram sua diretoria e aprovaram Termo de referência para o Plano de Bacia, além de discutirem problemas originados por resíduos sólidos.

Nenhum comentário: