quinta-feira, 24 de julho de 2014

Marconi e Presidente Dilma Discutem Extensão de BRT no Entorno Sul de Brasília

Além de assuntos relacionados à Celg D, o governador Marconi Perillo, durante audiência nesta quarta-feira (23), com a presidente Dilma Rousseff, tratou da extensão do BRT do Entorno Sul de Brasília que ligará a cidade de Luziânia até a divisa de Goiás com o Distrito Federal. Em ofício encaminhado à presidência da República, Marconi solicita ao Governo Federal que libere para o Estado, recursos na ordem de R$ 901 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União, para Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito do Ministério das Cidades, para a execução das obras de extensão do corredor de transporte BRT entre Santa Maria, no DF, a Luziânia, em Goiás.

Marconi lembrou que neste ano o Governo Federal, por meio do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento – CGPAC – incluiu nos empreendimentos a serem executados no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – a proposta do governo de Goiás para que seja elaborado o Projeto Básico do BRT do Entorno Sul. “A necessidade por investimentos na área de mobilidade urbana e infraestrutura na Região do Entorno do Distrito Federal necessita, além do planejamento e do projeto, colocar em execução as obras deste importante corredor de transporte, que ligará as cidades de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama à Unidade Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, utilizando o leito da BR-040”, disse o governador. O trajeto totalizará aproximadamente 40 quilômetros de vias exclusivas.

Dados da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO – sugerem que aproximadamente 600 mil pessoas fazem todo dia o trajeto entre as cidades do Entorno até Brasília, a maior parte delas oriunda do Entorno Sul. A população destes quatro municípios é, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, de cerca de 450 mil habitantes que, segundo o governador, “atualmente se encontram excluídas de qualquer projeto de melhorias do transporte na região do Distrito Federal”.

Segundo estudos preliminares realizados pela Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado, o sistema atende, atualmente, cerca de 147 mil passageiros por dia. Para 2020, o universo deverá ser de 198 mil passageiros por dia.

Para justificar a urgência de se estender o BRT até Luziânia, o governador argumentou com a presidente Dilma Rousseff que o sistema encontra-se em acelerada degradação, com elevados índices de quebra de veículos, falta de confiabilidade e regularidade na operação, além de baixa velocidade operacional devido ao tráfego compartilhado com o transporte individual.

“O problema é agravado pela falta de infraestrutura de corredores, faixas exclusivas e preferenciais, bem como equipamentos inteligentes de controle de tráfego, o que gera uma má qualidade na prestação de serviços aos usuários”, completou o governador.

Na semana passada, ele esteve no Ministério das Cidades para solicitar a liberação de R$ 15 milhões visando a elaboração do projeto executivo da extensão do BRT. A sinalização dada pela pasta de que a portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar o recurso será assinada ainda este mês, na avaliação do governador, demonstra o interesse do Governo Federal em beneficiar o Entorno Sul com o BRT que já está operando em sua quase totalidade ligando Brasília a Santa Maria.

Nenhum comentário: