segunda-feira, 14 de julho de 2014

Marconi Abre 16,1 Pontos de Vantagem Sobre Peemedebista e Aumenta Chances de Vencer no Primeiro Turno a Disputa Pelo Governo de Goiás

O governador Marconi Perillo ampliou a vantagem sobre o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) na corrida para o governo estadual, mostra a segunda rodada da pesquisa do Instituto Veritá/Diário da Manhã realizada entre os dias 9 e 12 de julho. O tucano tem agora 42,7% das intenções, diante de 26,6% do peemedebista. Com o resultado, Marconi ampliou em 8 pontos percentuais a frente em relação a Iris – de 8,1 pontos para 16,1 pontos percentuais na comparação com a rodada anterior, realizada entre os dias 18 e 21 de junho.
Na pesquisa anterior, o governador aparecia com 41,3% das intenções de voto, diante de 33,2% registrados pelo ex-prefeito peemedebista. Na comparação entre as duas rodadas, Marconi cresceu 1,4 ponto percentual, enquanto Iris teve uma queda de 6,6 pontos percentuais na preferência do eleitorado. Os índices indicam que Marconi venceria a disputa já no primeiro turno – o índice do tucano supera a soma dos resultados obtidos por todos os demais adversários na disputa.
O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) aparece na terceira colocação, com 8,9% das intenções de voto. O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) aparece na quarta colocação, com 4,9%. Marta Jane (PCB), Alexandre Magalhães (PSDC) e Wesley Garcia (PSol) não atingiram 1% das intenções e aparecem com, respectivamente, 0,9%, 0,6% e 0,5% das menções dos entrevistados. 
O Instituto Veritá entrevistou 2.065 eleitores em todas as regiões do Estado.  A margem de erro da pesquisa é de 2,16 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o instituto, 9,7% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo e 5,1% não souberam responder ou não responderam à pergunta sobre em quem votariam para governador de Goiás se as eleições fossem hoje.
Na rodada anterior, Vanderlan tinha 11,3% das intenções e Gomide aparecia com 5%. Na comparação com a rodada atual, o candidato do PSB perdeu 2,4 pontos percentuais e o petista recuou 0,1 ponto.

Na espontânea, tucano tem 17,6 pontos de frente

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor aponta livremente os candidatos de sua preferência, Marconi aparece com 33,5% das intenções, 17,6 pontos percentuais à frente de Iris, que está na segunda posição, com 15,9% das menções dos entrevistados. Vanderlan tem 5,3% e Gomide, 2,8%. O percentual de eleitores indecisos é de 34,1% e 7,4% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
O Instituto Veritá calculou o percentual de votos válidos dos candidatos ao governo de Goiás. Marconi tem 50,1% das intenções, diante de 31,2% de Iris. Vanderlan aparece com 10,5% e Gomide, com 5,7%. Marta Jane tem 1,1%, Alexandre Magalhães aparece com 0,7% e Weslei Garcia, com 0,6% das intenções de votos.

Ampla vantagem do governador em um eventual segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Marconi lidera todos os cenários. Quando o adversário é Iris, o tucano tem 58,7% das intenções e o peemedebista, 41,3% -17,4 pontos percentuais de frente. Os percentuais estão em votos válidos.
No confronto de um eventual segundo turno contra Vanderlan, Marconi amplia a liderança. O governador aparece com 68,9% das intenções de voto, diante de 31,1% do candidato do PSB - 37,8 pontos percentuais de frente para Marconi.
A dianteira de Marconi num eventual segundo turno é ainda maior quando o adversário é o ex-prefeito de Anápolis. O tucano tem 75% das intenções, enquanto o petista aparece com 25%.

Cai a frente de Dilma sobre Aécio

Caiu a vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) na preferência do eleitorado goiano, mostra a segunda rodada da pesquisa Veritá, realizada entre os dias 9 e 12 de julho. O senador Aécio Neves cresceu 3,4 pontos percentuais e a diferença entre a petista e o tucano caiu de 8,8 pontos percentuais para 4,8 pontos percentuais entre os dois levantamentos. Dilma tem agora 31,1% das intenções e Aécio, 26,3%.
Na rodada anterior, a petista aparecia com 31,7% das intenções, diante de 22,9% da Aécio. O presidenciável do PSB, Eduardo Campos, aparece com 10,3% das intenções na rodada atual, diante de 3,1% registrados pelo Pastor Everaldo (PSC). Os demais candidatos não atingiram 1% das menções.
Em votos válidos, Dilma aparece com 42,6% das intenções de votos, diante de 36,1% de Aécio. Eduardo Campos tem 14,1% e Pastor Everaldo, 4,3%. O Veritá entrevistou 2.065 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 2,16 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vilmar ultrapassa Marina e é o segundo para o Senado

O candidato da coligação do governador Marconi Perillo (PSDB) ao Senado, deputado federal Vilmar Rocha (PSD), ultrapassou a suplente de deputada federal Marina Sant'Anna (PT) e está na segunda colocação na corrida eleitoral, mostra pesquisa do Instituto Veritá realizada entre os dias 9 e 12 de julho. Na comparação com a rodada anterior, o tucano cresceu 2,6 pontos percentuais e aparece agora com 15,7% das intenções de voto para a única vaga da eleição para o Senado. 
O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) lidera, com 31,6% das intenções. Mesmo assim, o democrata perdeu espaço na corrida entre as duas rodadas. Na pesquisa anterior, ele aparecia com 34,3% das menções – registrando, portanto, queda de 2,7 pontos percentuais da rodada anterior para a atual. A margem de erro do levantamento é de 2,16 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Marina foi a que sofreu a maior queda nas intenções de votos entre as duas rodadas da pesquisa. A petista aparece agora com 14,9% das intenções, diante de 26,5% registrados na rodada anterior – um tombo de 11,6 pontos percentuais, segundo registrou o Instituto Veritá.
Segundo a rodada atual, 12,9% dos eleitores estão indecisos quanto à escolha do candidato para a vaga do Senado. Já 21,3% afirmaram que votariam em branco ou nulo. No percentual de votos válidos, Caiado tem 48,1% das intenções, Vilmar aparece com 23,9% e Marina, com 22,6% das intenções de votos.

Fonte: DM

Nenhum comentário: