quarta-feira, 9 de julho de 2014

Governador Cria Grupo de Apoio às Ações da Secretaria de Segurança Pública

O governador Marconi Perillo assinou decreto que institui o Grupo de Trabalho de Apoio às Ações de Controle de Redução da Criminalidade em Goiás, no âmbito do programa Goiás Cidadão Seguro, que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). O objetivo é reunir esforços de todas as pastas do governo e centralizar as ações que devem culminar na redução do índice de homicídios na Capital. A princípio, o trabalho será focado em 15 bairros de Goiânia, apontados como manchas criminais, ou seja, locais em que a incidência de crimes é maior.

O vice-governador José Eliton Júnior e o secretário de Segurança Pública Joaquim Mesquita foram escolhidos, respectivamente, como presidente e coordenador-geral do Grupo. Cada secretário estadual recebeu um caderno de encargos que suas pastas deverão cumprir. O governo do Estado terá o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO) nas avaliações e formulação de ações de combate à criminalidade. O vice-governador afirmou que a ideia de criação do Grupo surgiu a partir da análise de que os indicadores de criminalidade podem estar relacionados também às outras áreas, e o trabalho não deve continuar somente a cargo da Secretaria de Segurança Pública.

O governador disse que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, mostrou interesse em participar do Grupo. Segundo José Eliton, o Grupo se reunirá semanalmente para avaliar as políticas empreendidas e, depois, fará também reuniões trimestrais. Futuramente, o trabalho deve se estender à Região Metropolitana de Goiânia e às cidades do Entorno do Distrito Federal. Em outros estados e em alguns países há grupos de trabalho como o que foi criado hoje.

Os bairros onde há maior índice de homicídios e alvo das ações são: Jardim Novo Mundo, Setor Pedro Ludovico, Jardim Guanabara, Setor Central, Real Conquista, Setor Norte Ferroviário, Jardim Primavera, Parque Amazônia, Vila Finsocial, Vera Cruz, Bairro São Francisco, Eldorado Oeste, Estrela D’Alva, Recanto das Minas Gerais e Jardim Curitiba. O governador disse estar muito animado com o trabalho que já vem sendo formulado há alguns dias e que será posto em prática imediatamente. Ele pontuou que todo o País enfrenta problemas de criminalidade e tráfico de drogas, e que o esforço deve acontecer nacionalmente.

“Quando as pessoas colocam estatísticas relacionadas a Goiás, se esquecem, muitas vezes, de colocar as estatísticas do Brasil. Lamentavelmente, de cem países pesquisados, o Brasil ficou em 7º lugar em relação ao índice de homicídios. Isso é péssimo. Mas não há no Brasil uma estratégia de combate à criminalidade, redução do índice de homicídios. Isso se dá por omissão e comodidade, já que cabe somente aos estados investirem em segurança pública. O governo federal não coloca dinheiro e também não fecha as fronteiras para o tráfico de drogas e armas; não toma iniciativas no sentido de alterar a legislação penal para que possamos ser mais rigorosos com a criminalidade”, criticou.

Marconi agradeceu o apoio do MP, ressaltando que há convergência de esforços entre o governo e o Ministério para que o trabalho seja eficaz. Para ele, a questão da segurança pública deve ser debatida em todos os estados e pelo governo federal. “Esse debate terá de acontecer, inclusive, nas eleições deste ano. Não dá mais para que o governo federal fique omisso, resguardado por leis, e não tome nenhuma providência”, declarou. “Dediquem-se ao máximo como gestores, mas também como seres humanos. Temos que fazer uma ação eficaz para que possamos devolver a tranquilidade às nossas famílias”, determinou aos secretários, reafirmando a confiança no trabalho de todos eles.

A reunião aconteceu na sala de reuniões do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde estiveram presentes os representantes das polícias Militar, Civil e secretários.

Nenhum comentário: