segunda-feira, 14 de julho de 2014

Goiás E.C. - A Carruagem Pode Virar Abóbora

Após o encerramento da Copa do Mundo neste final de semana, os olhos dos torcedores brasileiros voltam para o Campeonato Brasileiro. Tido como um dos campeonatos mais difíceis do Mundo pela alta competitividade e pelo equilíbrio, sempre é difícil apontar no início da competição os favoritos ao título, os classificados à Libertadores e os rebaixados. Nem sempre as previsões se concretizam.

A situação do Goiás de momento é muito boa. Atual 7º Colocado, está a apenas 4 pontos do líder Cruzeiro, a 1 ponto do G4 e 8 pontos acima da Zona do Rebaixamento. 

Mas até sua torcida sabe que esta posição não reflete a realidade. O time deste ano não empolga os torcedores. 

O que mais preocupa quem acompanha o dia-a-dia do Goiás é que o time não aproveitou a parada da Copa do Mundo. Enquanto os outros times se aproveitaram da folga, buscaram reforços, o Goiás não trouxe praticamente ninguém. Bruno Mineiro, Moisés e Leo Veloso pouco vão acrescentar ao elenco.

E a história mostra que após as duas últimas Copas o Goiás não se deu muito bem.

Antônio Lopes Não Deixou
Saudades no Goiás
Em 2006 o time perdeu Geninho para o Corinthians. Geninho havia levado o Goiás em 2005 a um brilhante 3º Lugar e classificado o time para a Libertadores. Tendo Antônio Lopes no comando em 2006 o Goiás voltou do recesso da Copa irreconhecível. 

Foram 10 jogos sem vencer da 11ª rodada quando perdeu para o Santa Cruz até a 20ª rodada quando foi derrotado pelo Santos na Vila Belmiro. No total 6 derrotas e 4 empates que fizeram o time despencar na classificação. O time chegou à Zona de Rebaixamento.

A Campanha do Goiás Pós Copa em 2006

11ª rodada Santa Cruz 2 x 1 Goiás

12ª rodada Cruzeiro 0 x 0 Goiás

13ª rodada Goiás 1 x 3 Palmeiras

14ª rodada Goiás 1 x 1 Fortaleza

15ª rodada Flamengo 1 x 0 Goiás

16ª rodada São Paulo 2 x 1 Goiás

17ª rodada Goiás 2 x 2 Botafogo

18ª rodada Ponte Preta 3 x 2 Goiás

19ª rodada Goiás 2 x 2 Internacional

20ª rodada Santos 2 x 1 Goiás


O time só não caiu naquele ano porque Geninho voltou do Corinthians e o time reagiu, trouxe Souza de volta e no final acabou num razoável 8º Lugar no campeonato.

Santos Derrota o Goiás 4 x 1 no Serra Dourada
Foto: Dorivan Marinho
Já 2010 será um ano que os esmeraldinos querem esquecer. O time foi rebaixado no Brasileiro com 2 rodadas de antecedência com a derrota de 4 a 1 para o Santos em casa. Para amenizar o sofrimento que foi torcer para o Goiás naquele ano, somente a brilhante campanha na Copa Sul-Americana quando o time conquistou o vice-campeonato.

Apesar da situação de momento ser confortável, a diretoria do Goiás deveria abrir o olho. Se não tem dinheiro, tem que usar a criatividade. Cruzar os braços e esperar os fatos não ajudará em nada. 

Faltam patrocinadores, ajuda de conselheiros, os torcedores não se sentem motivados a ir a campo ajudar o time de coração. Um conjunto de fatores que podem levar o time ao naufrágio este ano.

Reforços tem que ser contratados e atitudes tem que ser tomadas urgentemente para que o time esmeraldino não faça como na fábula de Cinderela e a Carruagem não se transforme em Abóbora.



Nenhum comentário: