domingo, 20 de julho de 2014

Fortiori: Marconi Perillo lidera pesquisa e tem 46% dos votos válidos




Governador também fica em primeiro lugar em todas simulações de segundo turno



Candidato à reeleição pela coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera pesquisa do Instituto Fortiori divulgada neste domingo (20/7) pelo Jornal Opção. Na pesquisa estimulada, quando é apresentada cartela com os nomes dos candidatos, Marconi tem 38% da preferência dos eleitores, contra 28% de Iris Rezende (PMDB). Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 8% e Antônio Gomide (PT) com 7%.

Em votos válidos – quando são desconsiderados indecisos e votos nulos e brancos -, Marconi chega a 46%, 12 pontos porcentuais a mais do que Iris Rezende, com 34%. Ao consideramos estes números e a quantidade total de eleitores no Estado, é correto afirmar que o governador teria, neste momento, cerca de 1,450 milhão de votos, enquanto o peemedebista teria 1,072 milhão. Portanto, se a eleição fosse hoje, Marconi venceria a corrida rumo ao Palácio das Esmeraldas com pelo menos 378 mil votos à frente do segundo colocado.

Esta pesquisa foi a primeira divulgada pelo Instituto Fortiori após as convenções partidárias, quando foram confirmados todos os nomes da disputa majoritária. Em junho, quando a campanha ainda não estava nas ruas, o mesmo Fortiori divulgou pesquisa de intenção de votos para o Governo de Goiás. Ao compararmos os dois levantamentos, Marconi subiu de 37% para 38%; Iris Rezende tinha 30% e caiu para 28%.   

Espontâneo

A mesma pesquisa perguntou em quem o entrevistado votaria para o Governo de Goiás, sem citar nenhum nome. Marconi, mais uma vez, lidera a preferência dos eleitores com 23%, dois pontos porcentuais a mais do que a última rodada divulgada pelo Fortiori. Iris, assim como na estimulada, também cai na espontânea: sai de 10% para 9%. Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT) ficam empatados com 3% cada. 


A pesquisa está registrada nos tribunais Regional Eleitoral e Superior Eleitoral e foi realizada entre os dias 11 e 15 de julho. Entrevistou 800 eleitores, em 71 cidades do Estado. A margem de erro é de 3,4%. 
Marconi lidera em todos cenários de segundo turno


A pesquisa do Instituto Fortiori divulgada neste domingo pelo Jornal Opção aponta liderança do governador Marconi Perillo (PSDB) em todos os cenários possíveis em um eventual segundo turno. Quando o adversário é o peemedebista Iris Rezende, Marconi, da coligação Garantia de um Futuro Melhor para Goiás, marca 45% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Goiânia tem 37%. 

Assim como ocorreu nas pesquisas estimulada e espontânea, Marconi também cresceu nas simulações de segundo turno quando comparados os índices atuais com os que foram divulgados em junho pelo Fortiori, quando o tucano tinha 43% - e agora tem 45% - e Iris tinha 38% - e caiu para 37%.


Se neste cenário de embate direto entre Marconi e Iris forem considerados apenas os votos válidos, o tucano chega a 54,9% - o que equivaleriam a cerca de 1.731.510 votos -; e Iris ficaria com 45,1% - 1.422.424 votos. No total, quase 310 mil votos de diferença.


Outros adversários
Se o governador Marconi Perillo for para o segundo turno com Vanderlan Cardoso (PSB), o tucano teria 52% dos votos, enquanto o socialista ficaria com 26% da preferência do eleitorado goiano. Ao analisarmos apenas os votos válidos, o tucano saltaria para 66,7% . O ex-prefeito de Senador Canedo somaria 33,3%.

Se o adversário de Marconi em um hipotético segundo turno for Antônio Gomide (PT), Marconi ficaria com 53%, e o petista com 23%. Em votos válidos, o tucano subiria para 70% das intenções de voto e Gomide ficaria com 30,3%.



Nenhum comentário: