terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil x Alemanha: Quem Vai Chorar e Quem Vai Comemorar?


Criticado Fred Pode Ser o Herói do dia
Pela primeira vez na história, as semifinais da Copa do Mundo da FIFA reeditarão duas finais de edições anteriores, dando a seus perdedores uma oportunidade de revanche. No dia 9 de julho, a Holanda reencontrará a Argentina, para quem perdeu o Mundial de 1978 (1 a 3 após prorrogação). Na véspera, a outra semifinal colocará frente a frente dois outros monstros sagrados do futebol, o Brasil, que busca seu sexto título, e a tricampeã Alemanha, que não foi páreo para o talento de Ronaldo na final da Coreia/Japão 2002 (0 a 2).

Curiosamente, no mesmo jogo em que os donos da casa conquistaram sua mais convincente vitória no atual torneio, sobre a brilhante Colômbia (2 a 1), uma imensa dúvida tomou conta de todo o país. A saída do ídolo Neymar na maca mudou completamente o cenário. Vítima de uma fratura na terceira vértebra lombar, o jovem craque terá que acompanhar a reta final da competição junto à família. Luiz Felipe Scolari, que havia montado a Seleção em torno dele, agora se vê diante de uma escolha difícil: mudar ou esquema tático ou simplesmente colocar um substituto da mesma posição. No caso do capitão Thiago Silva, que também está fora da semifinal, mas por suspensão, a opção pelo zagueiro Dante, do Bayern de Munique, parece definida. Certamente, Felipão saberá o que fazer, mas não há dúvida de que o duplo desfalque é um duro golpe na caminhada do Brasil rumo ao Maracanã.

A Alemanha, por sua vez, ainda que não tenha exibindo sua habitual autoridade, vem subindo de produção a cada vitória. A equipe do técnico Joachim Löw conta com uma linha defensiva ferrenha, que reencontrou seu equilíbrio com o retorno de Philipp Lahm à lateral. Não é por acaso que, entre os oito jogadores que mais efetuaram passes no torneio, haja nada menos que quatro alemães: Lahm 471, Toni Kroos 450, Per Mertesacker 324 e Jérôme Boateng 315. Para azar dos brasileiros, as dúvidas deram lugar à ambição na Mannschaft.

O jogo
Brasil x Alemanha, Estádio do Mineirão, Belo Horizonte, 17h (hora local)


Sequência inédita
A Alemanha é a primeira seleção a se classificar quatro vezes seguidas para as semifinais da Copa do Mundo da FIFA. Em 2002, ela perdeu a decisão contra o Brasil. Em seguida, sofreu duas derrotas nas próprias semifinais: em 2006 para a Itália (0 a 2 após prorrogação) e em 2010 para a Espanha (0 a 1). Ou seja, nas três ocasiões, os alemães caíram diante do futuro campeão.

Zagueiro artilheiro
O sólido zagueiro alemão Mats Hummels, autor de dois gols no Brasil 2014 (contra Portugal e França), é o primeiro defensor a realizar tal feito desde o sul-coreano Lee Jung-Soo em 2010. O recorde pertence ao lateral alemão Paul Breitner, que marcou três gols em 1974.

Novas marcas para Klose
Se entrar em campo contra o Brasil, o atacante alemão Miroslav Klose se tornará o primeiro jogador a participar de quatro semifinais consecutivas de Copa do Mundo, superando seu compatriota Uwe Seeler, com quem divide a marca de três partidas válidas por essa etapa da competição. Além disso, com os 22 jogos que já disputou na história do torneio, Klose ultrapassou Diego Maradona, Uwe Seeler e o polonês Wladyslaw Zmuda. Ele ainda pode tomar a segunda posição de Paolo Maldini (23) em caso de classificação para a final, mas não poderá igualar o recordista absoluto, Lothar Matthäus (25).

70 vitórias
O Brasil conquistou contra a Colômbia seu 70º triunfo na Copa do Mundo em 102 jogos disputados, reforçando assim seu status de seleção mais vitoriosa da competição. Em segundo lugar, aparece ninguém menos que sua adversária nas semifinais, a Alemanha (64).

Felipão a duas vitórias de Schön
Ao somar sua 14ª vitória em Mundiais (sete com o Brasil em 2002, quatro com Portugal em 2006 e três com o Brasil este ano), Luiz Felipe Scolari superou seu compatriota Zagallo (13 vitórias em três Copas do Mundo) e agora está a apenas dois triunfos do alemão Helmut Schön (16 vitórias em 25 partidas ao longo de quatro Copas do Mundo).

Suspenso
Thiago Silva (BRA)

Pendurados
Ninguém

Um comentário:

laiz pires de camargo disse...

Vamos lá Brasil! Pense agora só na vitória não pense em mais nada dê essa alegria ao nosso povo e a a essa terra que amamos muito.
Terra de gente sincera!
Entre para matar e lute de corpo e alma até o último instante, pois cada
passo que vocês dão ai no campo também dou aqui em casa, vibro como
fosse o último dia da minha vida.
Vamos lá garotos vamos mostrar a esse mundo quem é mais valente e tapar
a boca de muita gente que está a torcer contra o Brasil.
muito obrigada por tudo meus grandes heróis!.

a