domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha x Argentina - Final da Copa do Mundo Para o Brasil Aprender


O Brasil sediou uma Copa do Mundo da FIFA repleta de surpresas e revelações, mas, ironicamente, a final será disputada sob o signo da tradição. Afinal, a tricampeã Alemanha e a bicampeã Argentina decidirão a taça pela terceira vez na história do torneio. Em 1986, no México, os argentinos venceram por 3 a 2 e conquistaram o seu último título. Já os alemães levaram a melhor por 1 a 0 em 1990, também erguendo o caneco pela última vez. 



Somente Brasil e Itália se encontraram duas vezes em finais, em 1970 e 1994. A Alemanha disputará a sua oitava decisão de Copa do Mundo, recorde absoluto, e tentará ser o primeiro país europeu a se sagrar campeão na América do Sul. No sentindo inverso, a Seleção Brasileira realizou o feito em 1958 na Suécia. 


A equipe comandada por Joachim Löw chega ao Estádio do Maracanã confiante, embalada pela incrível demonstração de facilidade, potência e objetividade nos 7 a 1 da semifinal contra o Brasil, além de ter descansado um dia a mais que os jogadores da Argentina, que precisaram passar pela prorrogação diante da Holanda. Outra força do conjunto germânico vem da espinha dorsal do Bayern de Munique, com seis atletas do clube bávaro a cada partida, o que garante um entrosamento que costuma fazer a diferença.


Do lado argentino, porém, há um certo Lionel Messi que transmite a sensação de ter sacrificado uma temporada no Barcelona para realizar o sonho pessoal da Copa do Mundo. Se alguns ainda acham que ele está jogando aquém do seu potencial, vale notar que Messi foi o único jogador a ter marcado mais de um gol de fora da área (3) e também o que executou mais dribles (82), além de ter sido o único a ser eleito Craque do Jogo Budweiser em quatro ocasiões. 


Para completar, a Argentina ainda tem Javier Mascherano, com 478 de 552 passes completados (87%), um autêntico guerreiro capaz de superar montanhas e transcender os companheiros, como foi o caso para o goleiro Sergio Romero antes das cobranças de pênalti contra os holandeses. 



O jogo
Alemanha x Argentina, Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, 16h (hora local)


Domínio europeu
Em caso de vitória da Alemanha, a Europa será o primeiro continente a triunfar em três edições consecutivas da Copa do Mundo, após as conquistas da Itália em 2006 e da Espanha em 2010. Antes da final deste 13 de julho, os europeus contam com dez títulos contra nove dos sul-americanos. 

Experiência
A Argentina pode se tornar a equipe com a maior média de idade a conquistar um Mundial. Quando a brazuca começou a rolar, no dia 12 de junho, a média de idade dos 23 argentinos era de 28 anos e 336 dias. O recorde atual foi estabelecido em 2006 pela Itália, com média de 28 anos e 262 dias.



A dura vida de anfitrião
Pela quarta vez consecutiva, os donos da casa não serão campeões do mundo. Em 19 edições da Copa, somente seis países tiraram proveito do mando de campo: Uruguai (1930), Itália (1934), Inglaterra (1966), Alemanha (1974), Argentina (1978) e França (1998). Por outro lado, Brasil e México são as únicas nações a terem fracassado duas vezes diante da própria torcida.



Goleadores 
O atacante Thomas Müller se tornou o 13º jogador a marcar pelo menos dez gols em Mundiais, juntando-se a outros quatro alemães: Helmuth Rahn (10), Gerd Müller (14), Jürgen Klinsmann (11) e o recordista Miroslav Klose (16). Com isso, não surpreende que a Alemanha seja a seleção que mais balançou as redes em Copas do Mundo (223), à frente do Brasil (221).

Jogadores suspensos
Nenhum

Nenhum comentário: