segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Culpa do Galvão Bueno e da Rede Globo no Fracasso da Seleção Brasileira

A Rede Globo, maior emissora de televisão do país, teve sua parcela de culpa no fracasso da seleção brasileira na Copa do Mundo. Compromissada com patrocinadores e com a FIFA a Globo optou em fazer uma cobertura de oba, oba da seleção brasileira e promovendo a copa, afinal, a emissora lucrou dezenas de milhões com a realização do mundial.

A optar em fazer uma cobertura jornalística pelo lado apelativo e emocional, tendo como figura central um narrador ufanista como Galvão Bueno, a Globo vendeu ilusão para os torcedores e até mesmo para os jogadores.

Não que Globo seja a culpada pelo fracasso da seleção brasileira, mas que contribui para este fracasso ao deixar de fazer um jornalismo mais critico e imparcial na cobertura da seleção brasileira, sem dúvida nenhum contribuiu e muito para o fracasso.


A Globo era quase que parte integrante da seleção. Em Nenhum momento teve uma postura critica, ou questionou o trabalho que estava sendo feito. A Globo, avalizou, respaldou e propagou para todo mundo na voz de Galvão Bueno que o Brasil iria ganhar a copa. 

A cobertura da emissora se limitou em fazer reportagens emocionais com os jogadores, torcedores e se esqueceu de praticar o jornalismo de verdade.

A escolha de Teresópolis como local de treinamento da seleção brasileira, foi um erro que em nenhum momento foi questionado pela Globo pelo fato dela estar de " rabo preso" com a seleção e com a promoção da copa do mundo.

Galvão Bueno, mais uma vez fez papel ridículo  foi mais um torcedor ufanista no microfone do que um narrador esportivo. Iludiu o torcedor e "babou ovo" o tempo todo para a seleção brasileira.

A maioria da imprensa brasileira, agiu de acordo com a Globo, no entanto todos juntos não tem 10% do poder de influência da emissora carioca.


Quanto mais poder, maior é a responsabilidade.

Não dá para a Rede Globo sair de fininho agora, como quem não teve nada a ver com isso. Já que promoveu a festa e entrou no "oba-oba", que agora tenha o mínimo de dignidade e assuma sua responsabilidade.

A Rede Globo e Galvão Bueno têm culpa sim do fracasso da seleção Brasileira na Copa do mundo.


Nenhum comentário: