terça-feira, 1 de julho de 2014

Felipão Está Ultrapassado Como Técnico da Seleção e Não Deverá Ser Aceito no Banco do Brasil

Ao ser escolhido como técnico da seleção brasileira Felipão soltou a frase “Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada.” Claro que a as palavras de Felipão foram repudiadas por todos, funcionários ou não do Banco do Brasil.

Mas a maneira de pensar serviu para mostrar que os métodos de trabalho do técnico estão ultrapassados e a visão da realidade está comprometida.

Felipão é um técnico em decadência no futebol mundial, com métodos de trabalho já ultrapassados. Deve ser respeitado pelo que fez, mas isso não significa que tenho que concordar com o que ele está fazendo.

Felipão destruiu a seleção brasileira em um ano. Quando ganhou a Copa das Confederações, todos nós imaginamos que ele tinha se reinventado. Deixando de ser um técnico retranqueiro e ultrapassado, para ser um técnico moderno ao estilo "Guardiola".

Se o Brasil jogou um grande futebol na Copa das Confederações, por que então não consegue apresentar o mesmo futebol na Copa do Mundo? Simples, porque Felipão mudou a maneira dos jogadores atuarem em campo.

Felipão colocou Hulk e Oscar para marcar os laterais adversários, deixando Daniel Alves e Marcelo sem função em campo. Com essa mudança Hulk e Oscar viraram marcadores, prova é que Oscar é o que mais rouba bola, quando deveria ser o que mais arma ou finaliza. 

O Brasil perdeu força no ataque, porque para o adversário ficou mais fácil marcar Neymar e o meio de campo do Brasil ficou enfraquecido. Como perdeu a referência do meio o Brasil tem que mudar suas caracterizas, deixando de ser uma seleção de toque de bola, para ser uma seleção de chutes e bolas rifadas da defesa para o ataque. 

Como Hulk e Oscar tem marcar os laterais o Brasil perdeu também o poder de pressão de bola na saída dos adversários. Fred virou boi de piranha e fica isolado na frente, mal recebe a bola e está sempre sozinho para marcar a saída de bola adversária.

O que Felipão deveria fazer?

Para arrumar a seleção brasileira, Felipão não precisa inventar nada, pelo contrário,  basta deixar de inventar e colocar a seleção brasileira para jogar como na copa das Confederações. 

Primeiro coloca os laterais Daniel Alves e Marcelo para bater com os laterais adversários, centraliza Oscar e Hulk, fortalecendo o meio de campo e marcando a saída de bola do adversário. Com isso o time vai passar a pressionar o adversário e os laterais passaram a ter função. Fred participará mais do jogo e Neymar estará menos marcado.

Para cobrir as costas dos laterais, Felipão, deverá voltar com Paulinho na equipe ao lado de Fernandinho, com os dois jogadores se revezando na cobertura dos laterais. O mais importante corrigir as subidas dos laterais, que não poderão ir para o ataque ao mesmo tempo, quando um for o outro deverá ficar.

Corrigindo o posicionamento dos jogadores é colocar a bola no chão e trocar passes e ter o domínio do jogo. desta forma a seleção terá o domínio do jogo e as vitórias aconteceram com certa facilidade e sem muito sofrimento.

Como não acredito que Felipão vá fazer estas alterações,  é bom que ele comece a procurar um outro emprego, porque ao contrário do que ele pensa, para trabalhar no Banco do Brasil, não é só sentar no escritório e não fazer nada, é preciso acima de tudo ter competência para fazer o serviço bem feito!





Nenhum comentário: