sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Copa do Mundo Fez Bem ao Povo Brasileiro

Vai começar a Copa do Mundo, mas ela já fez um bem muito grande ao povo brasileiro. Foi por causa da Copa que o povo despertou e foi as ruas protestar contra a corrupção e contra os políticos. Mas a corrupção já estava instalada no país muito antes da Copa chegar. 

O problema não é a copa. Não é por causa da copa que a educação no Brasil é ruim. Não é por causa da copa que a violência no país está insuportável. Não é por causa da copa que existe corrupção. Não é por causa da copa que aconteceu mensalão e escândalo milionário na Petrobras. Não é por causa da copa que o sistema de saúde pública não funciona, mas foi por causa da copa que o brasileiro acordou para protestar e exigir padrão FIFA para a saúde, educação, segurança, transporte e qualidade de vida.

Todos esses problemas já existiam sem a copa e continuarão a existir depois da copa.

A copa despertou o povo para uma nova realidade. Se  o Brasil pode ter estádios de primeiro mundo por que não pode ter educação, segurança, transporte, saúde e justiça de primeiro mundo.

Com a copa o povo brasileiro aprendeu que pode ser mais exigente. A copa vai passar, mas o sentimento do povo brasileiro de querer uma vida melhor, um país melhor, esse vai permanecer e esse é o maior legado que a copa vai deixar ao Brasil.

As mudanças não vão acorrer de imediato, mas eles irão ocorrer. Isso indecente do Brasil ganhar ou perder a copa, porque o povo brasileiro finalmente aprendeu a separar diversão de obrigação. Diversão e ser feliz  é um direito do povo e obrigação de fazer um país melhor é obrigação dos políticos. O povo brasileiro finalmente aprendeu a separar as duas coisas: Para exigir um país melhor não precisa torcer contra a seleção. 

Para ter um país melhor, tem que jogar duro contra os políticos e cobrar, não somente durante a copa, mas cobrar todos os dias que o Brasil não seja campeão só na bola. 

Continuarei a ser um crítico dos desmandos no país. 

Refleti muito e cheguei a conclusão que não vale a pena torcer contra a seleção. Não será perdendo ou ganhando a copa que os problemas deixarão de existir. A luta não é contra a seleção ou contra a copa do mundo. 

A bola vai rolar e é hora de ensinar aos nossos filhos como é bom ser brasileiro. Ensinar que embora vivemos em um país onde tem muita coisa ruim, também existem coisas boas. É hora de celebrar a amizade e colorir o país de verde e amarelo.

Sejamos otimistas, vamos curtir a copa do mundo, quando a bola parar a luta vai continuar.

Nenhum comentário: