sexta-feira, 11 de abril de 2014

UEFA Nao Reconhece Clausula de Emprestimo

O Atlético de Madri não queria pegar o Chelsea no confronto das semifinais da Euro Champions League. Tudo porque num confronto entre os times o goleiro belga Courtois, emprestado pelo time inglês ao espanhol não poderia jogar. A não ser que uma multa estipulada em 6 milhões de euros fosse paga pelo time de Madri caso o goleiro fosse escalado em um confronto entre os dois times.

Eis que o sorteio colocou Chelsea e Atlético de Madri frente a frente em uma das semifinais.

Só que a UEFA antes do sorteio resolveu intervir na questão. 

Em nota, a entidade explicou que um clube não pode interferir na escalação de outro nas competições continentais. 

Segue abaixo a declaração do Secretário Geral da UEFA Gianni Infantino:

"A Uefa Champions League e a Regras Disciplinares da Uefa contêm disposições claras que proibem estritamente que qualquer clube exerça, ou tente exercer, qualquer influência sobre os jogadores que outro clube pode (ou não) escalar em um jogo".

"Qualquer cláusula de um contrato privado entre clubes que pode funcionar como forma de influenciar quem um clube escala em uma partida é nula, inválida e inaplicável, além de deixar a Uefa preocupada".

"A cláusula de Courtois, para nós, não é válida. Se o Chelsea quiser fazer valê-la, pode sofrer punição".

A direção do Chelsea já se manifestou que não irá questionar a decisão da UEFA.

A medida abre um precedente que pode ser generalizado para as demais entidades que dirigem o futebol. No Brasil é prática comum entre clubes o empréstimo com a cláusula que não permite que jogadores enfrentem os clubes que os emprestaram.

Nenhum comentário: