sexta-feira, 18 de abril de 2014

Governador Reúne Comando da Segurança Para Avaliar Metas de Redução da Criminalidade


Mesmo com o feriado da Semana Santa e o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, o governador Marconi Perillo comandou nesta quinta-feira, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, reunião do alto comando da Segurança Pública para avaliar o cumprimento das metas de redução dos índices de criminalidade no Estado. Participaram da reunião os comandos militares das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, o Delegado-Geral do Polícia Civil, João Carlos Gorski, e o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito.

Na reunião, com 1 hora e 10 minutos de duração, foram apresentadas as estatísticas criminais referentes ao 1º trimestre de 2014. Pelos números apresentados, 20 regionais bateram as metas de redução de ocorrências, duas ficaram estáveis e 14 ficaram aquém da meta estabelecida no ano passado. A reunião serviu para que os comandos apresentassem a estratégias que serão adotadas para cumprimento das metas pactuadas.

Os comandos regionais de Goiânia e de Rio Verde, duas das 14 cidades que não bateram a meta, tiveram a oportunidade de apresentar seus planos estratégicos. Cada comandante pode expor detalhadamente ao governador e à cúpula da Segurança Pública as estatísticas oficiais, os planos estratégicos e onde se concentram as manchas criminais, com número de casos de homicídio, horário e dias da semana mais propensos à prática de crimes.

No caso específico de uma Risp de Goiânia (que abrange o Centro e a região de Campinas), foram registrados 12 homicídios no 1º trimestre de 2014, sendo que a meta pactuada era 7. Os 12 homicídios ocorreram nos seguintes setores: Centro (5), Vila Abajá (2), Coronel Cosme (1), Santa Helena (1), Setor Sul (1), Vila São José (1) e Esplanada do Anicuns (1). Um dos problemas apontados pelo comando da Risp de Goiânia é a existência de 110 moradores de rua cadastrados pela Polícia Militar. Na Capital, sexta e sábado são os dias da semana em que mais ocorrem homicídios, especialmente entre 18:00 e 6:00 horas da manhã. No período, a Polícia Militar prendeu 96 foragidos da Justiça que perambulavam pelo Centro de Goiânia e foram feitas 6.700 abordagens de pessoas no 1º trimestre de 2014.

Em entrevista coletiva, o governador Marconi Perillo disse que o Estado está testando um método moderno, que envolve o uso de tecnologia, para identificação das manchas criminais e definição das estratégias para redução dos índices de criminalidade, envolvendo uma ação integrada das polícias militar e civil. Segundo ele, ficou decidido que passará de 16 para 18 o número de Regiões Integradas de Segurança Pública, para equiparar ao mesmo número da estrutura operacional da Polícia Civil.

Marconi disse também que, em reunião dele com o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, ficou estabelecido que ambos vão procurar o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, para uma interação ainda maior do Estado com a administração municipal, em função de que vários crimes apontados no Centro de Goiânia partem de conflitos entre indivíduos em situação de rua.

Ao final da reunião, ele agradeceu a disposição dos comandos regionais de se deslocarem para Goiânia, mesmo às vésperas do feriado, para discutir uma questão tão importante. “Faço uma conclamação a todos: vamos agir para bater as metas”, finalizou Marconi.


Nenhum comentário: