quinta-feira, 3 de abril de 2014

Goiás: Campeão Regional Fracasso Nacional, Perde o Jogo e a invencibilidade Para o Botafogo-PB


O Goiás deu adeus à invencibilidade na temporada e se complicou logo na primeira fase da Copa do Brasil, pois foi derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo-PB, na noite desta quarta-feira, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O experiente atacante argentino Frontini fez os dois gols da equipe paraibana, que ainda desperdiçou um pênalti.  

A derrota serviu para revelar algumas verdades sobre o time do Goiás. Primeiro, mostrou que o elenco é fraco e com esse elenco o Goiás é um dos favoritos ao rebaixamento do campeonato brasileiro. Segundo, mostra como essa diretoria do Goiás é míope quando o assunto é futebol. A competição mais importante que o Goiás tem no ano é a Copa do Brasil, pois, no campeonato brasileiro da série A, o Goiás é mero participante. Ganhar campeonato goiano é pobreza de espírito de quem não tem objetivos nacionais.

Ao priorizar o campeonato goiano, em detrimento da Copa do Brasil, o Goiás dá uma demonstração clara que ainda será por muito anos, um time meramente regional, sem pretensões de ser um grande time em nível nacional. O Goiás é um clube que a própria história fala por ele, campeão regional e um fracasso nacional, haja visto que nunca conquistou um título de expressão nacional em toda sua existência.

O resultado negativo desta quarta, põe fim a uma série de 16 jogos sem derrotas do time esmeraldino em 2014, todas pelo Campeonato Goiano, sendo 11 vitórias e cinco empates. Até por conta disso, o técnico Claudinei Oliveira ainda não havia perdido pelo clube.

A equipe da casa surpreendeu os visitantes assim que começou a partida, já que Frontini recebeu cruzamento da direita, subiu mais que a defesa e cabeceou no canto, para fazer o gol, aos cinco minutos de jogo.

A bola na rede assustou os visitantes, que tentaram responder, mas sem sucesso. Para piorar a situação da equipe esmeraldina, o time da casa ampliou a vantagem. Aos 31, depois de boa troca de passes, Lenilson bateu cruzado, Frontini recebeu em liberdade e tocou para ampliar.

Sem ter alternativa, o Goiás se lançou ao ataque. Ainda no primeiro tempo, Lima carregou a bola pela esquerda, entrou na área e chutou forte, exigindo boa defesa do goleiro adversário.

No segundo tempo, o Botafogo ainda deu mais sustos no adversário e teve uma grande chance de assinalar mais um, pois o árbitro apontou para a marca de pênalti, justificando toque de mão do jogador esmeraldino dentro da área.

No entanto, Pio não aproveitou a cobrança, pois chutou muito mal e facilitou a defesa do goleiro Renan. No rebote, Warley tentou completar, mas o arqueiro do time de Goiás trabalhou muito bem e evitou.

Quando a partida já estava no fim, os ânimos se exaltaram, com jogadas mais ríspidas, e o Botafogo-PB terminou com um jogador a menos. Mesmo assim, a equipe paraibana leva boa vantagem para o confronto de volta, no dia 16, no Serra Dourada.

Para se classificar de maneira direta, o Goiás terá de vencer por três gols de diferença em Goiânia. Já em caso de triunfo por 2 a 0 para o time de Claudinei, a vaga será decidida nos pênaltis.

Nenhum comentário: