quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fluminense Demite Renato Gaúcho e Quer Contratar Ney Franco

O Fluminense anunciou nesta quarta-feira a demissão do técnico Renato Gaúcho através de nota oficial. O presidente do clube, Peter Siemsen, agradeceu aos serviços prestados pelo treinador e concederá coletiva ainda na manhã desta quarta, na sala da presidência, para explicar os motivos da decisão. 


Renato Gaúcho nem sequer apareceu nas Laranjeiras. A decisão foi tomada em reunião da cúpula de futebol do clube, na madrugada de terça para quarta. Como o contrato não tem multa rescisória, o Fluminense não terá prejuízo (sem contar os direitos trabalhistas do treinador) com a decisão. Quem assume a função interinamente será o auxiliar técnico Marcão, até que um novo treinador seja contratado.

A demissão expõe a crise na relação entre o presidente Peter Siemsen com o presidente da Unimed-Rio, Celso Barros. A contratação de Renato Gaúcho foi uma imposição do mandatário da parceira do Tricolor. Nos últimos dias, Celso chegou a dizer que não investiria mais em contratações por conta do alto valor do elenco.


Esta foi a quinta passagem de Renato como técnico pelo Tricolor. Foram 18 jogos, nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Somando todas as passagens, o treinador comandou o time em 202 oportunidades, com 87 vitórias, 52 empates e 63 derrotas.


Com a Demissão de Renato Gaúcho, Ney Franco passa a ser a primeira opção da diretoria tricolor para recolocar a equipe nos trilhos. O técnico do Vitória é, na verdade, um desejo antigo de Peter Siemsen. 

Ney Franco tem contrato com o clube baiano até dezembro, mas já recebeu sondagens do Fluminense em duas ocasiões no ano passado. Seu nome sempre foi prioridade para Siemsen, mas a vontade de Celso Barros e da Unimed falou mais alto nas contratações de Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho. O último treinador tinha dois contratos para treinar o Fluminense: um com o clube e outro com a patrocinadora. Do salário do treinador, menos de 10% (cerca de 50.000 reais) era responsabilidade do Flu e não havia multa rescisória.

Nenhum comentário: