segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Caiu a Casa de Samuel Belchior. As Provas da Polícia Federal Contra o Deputado


O Deputado Estadual Samuel Belchior em um primeiro momento negou que tivesse participação no esquema de desvio de dinheiro dos fundos de pensões das prefeituras. O deputado é presidente do PMDB do Estado de Goiás e carrega nos ombros a imagem do partido em Goiás. 

Samuel alegou que se reuniu com Luciane Hoepers apenas uma vez e depois atendeu mais 4 ligações da loira e negou que tenha agendado encontros para a loira. 

Não é isso que mostram as provas colhidas pela Polícia Federal contra o presidente do PMDB.

Samuel Belchior é definido pela Polícia Federal desta forma: Atua como lobista, intermediando contatos entre os membros da organização criminosa e políticos de seu estado. ligado a pastinha Luciane.















No dia 17 de Abril  as 9:30hs Samuel e Luciane conversaram. A conversa teve duração de 6 minutos. Samuel volta a cobrar a situação de Catalão. Nesta conversa Samuel dá conselhos para a loira de como se comportar e fala que a beleza física dela chama a atenção e uma coisa leva a outra em relação ao negócio dela.  Jamil Torquato foi   secretário de Administração municipal de Catalão até dezembro de 2012 na gestão do prefeito Velomar (PMDB). 

















Neste mesmo dia 17 de abril Samuel ligou para Luciane, ele voltou a falar com a loira as 10:06hs. Essa conversa teve duração de 31 minutos e 41 segundos. Samuel diz que vai a Rio Branco e convida a Luciane para ir junto.

Samuel: Tá podendo falar um minuto?

: Posso, posso. tó aqui no escritório...pode falar.

Samuel: ó,,eu vou realmente em Rio Branco na 3ª feira, vamos na 2ª a noite e volto na quarta de madrugada, entendeu? Sai um na segunda á noite e volta de terça para quarta é os vôos que tem. Ele sai de Brasilia se você quiser ir?

Lú: Eu tive com o Daniel ontem.

Samuel: Teve?

Lú: Uns 40 minutos ele conversou comigo..ah ele me passou uma situação lá, disse que não tem problema não que achava que vai dar negócio que a gente pode marcar uma reunião lá só pra apresentar para o pai dele, mas quem fazia os negócios e decide é o Leandro mesmo. Que é para levar os fundos e apresentar normal assim.

Samuel: É mesmo, coisa boa uai!

: É desviou a conversa...outras coisas pessoais, ai entrei na brincadeira.

Samuel: É isso ai, bom demais!  Você vai com calma que dá certo. 

Lú: O prefeito lá de Rio Branco?

Samuel: Meu sócio lá é um empresário muito rico lá do Acre, um grande empresário no ramo de frigorífico é o maior de lá. Ele é muito influente no estado, no governo também. Acho que você lá não perde viagem não!

Lú: É uma construção né?

Samuel: Justo, mas eu te falo, faça um esforço que você não vai perder viagem não.

: Eu vou ver a agenda aqui e te mando uma mensagem pra você me ligar pra gente  se acertar certinho.

Samuel: Tá bom, tá bom. Um beijão fica com Deus.
: Se cuida ai, beijo tchau.















Samuel perguntou se Luciane tinha conseguido falar com Jamil em Catalão. Jamil Torquato foi   secretário de Administração municipal de Catalão até dezembro de 2012 na gestão do prefeito Velomar (PMDB). Samuel demonstra intimidade é da conselhos para Luciane de como agir. Luciane termina a conversa dizendo que Samuel está pior que ela na gripe



















No dia 22 de Abril a Polícia Federal registrou outra conversa entre o presidente do PMDB do Estado de Goiás, deputado Samuel Belchior e Luciane Hoerpes. A conversa aconteceu as 5:28hs da tarde e teve a duração de 4 minutos. Samuel quer saber o itinerário da loira. Diz que tem que ir a Brasilia e lembra que ela tem um encontro com o Daniel Vilela.















No dia 24 de Abril as 2:41hs da tarde, Samuel ligou para Luciane e conversou durante 3 minutos e 58 segundos. Samuel confirma viagem a Rio Branco no Acre.














No dia 13 de Maio Samuel conversou com Luciane,  as 10:14hs e a conversa teve duração de 3 minutos e 53 segundos. Voltou a falar de Catalão e convidou a loira para ir em Cuiabá com ele. "Vou ter que dá uma olhada na minha agenda aqui. como é que fica, tem que dá um pulo, provavelmente eu vou ter que dá um pulo lá em Cuiabá. Talvez encaixa de você ir lá."

















No dia seguinte em 14 de maio Samuel liga para Luciane as 14:18hs e fala durante 17 minutos e 11 segundos. A Loira atende o telefone rindo. Samuel pergunta porque ela está rindo ela responde: Não, eu tô rindo porque eu nunca atendo telefone. Você me liga e eu nunca atendo.  Samuel responde: Não, não isso ai eu já abandonei o navio. Na verdade eu já sei que, eu tenho que me conformar, a minha CHEFA num me atende." Samuel pergunta que dia que ela vai em Várzea Grande.



No dia 16 de maio o deputado Samuel Belchior liga para Luciane as 11:09 e conversou por 2 minutos e 16 segundos e fala que ele está com Jamil e vai passar o telefone para ele conversar com ela. Aqui neste diálago está a frase: "Vou passar pra ele porque estou trabalhando bonito procê aqui. Não tá fácil não. Você fala que liga pra ele mas não liga."



















No  dia 17 de maio de 2013 na parte da tarde as 14:36 os dois voltam a conversar. Esta conversa foi bem mais demorada: 17 minutos


Samuel perguntou se Luciane tinha conseguido falar com Jamil em Catalão. Samuel demonstra intimidade é da conselhos para Luciane de como agir. Luciane termina a conversa dizendo que Samuel está pior que ela na gripe.















Deputada Federal Dona Iris Quer A Saída de Samuel Belchior do PMDB


Ao seu estilo covarde e dissimulado de se manifestar, a deputada Iris Araújo usou o Twitter para mandar um recado ao deputado Samuel Belchior, presidente do PMDB, e ao partido.

Sem citar nome ou se referir à explosiva Operação Miqueias, a parlamentar disse que “presunção da inocência é importante, mas o PMDB é um partido político e como tal devemos preserva-lo”.

Em outras palavras, ela defende a destituição de Samuel, de forma sumária, sem direito sequer de defesa.

Dona Iris não quer que os estragos do escândalo colem nela e no partido, o que é difícil, em função da ligação forte do casal Iris-Iris com Samuel.

De qualquer forma, a peemedebista lavou as mãos e jogou o ex-afilhado político aos leões.

Veja o post:

@Gab_DonaIris Presunção da inocência é importante,mas o PMDB É UM PARTIDO POLÍTICO e como tal devemos preserva lo(.).”

Goiás 24 Horas

Publicado Todos os Documentos e Diálogos da Operação Miqueias da Policia Federal


O site Goiás 247 e a divisão nacional Brasil 247 . É o relatório completo da PF sobre os investigados na operação que desbaratou a quadrilha que desviava milhões de fundos de pensão de prefeituras e governos.

Nos documentos é possível ver a intimidade entre Samuel Belchior e a pastinha Luciane Hoepers.

Os dois conversam numa boa por telefone, marcam encontros, até combinam de viajar juntos. Samuel também dá dicas de abordagem aos políticos para Luciane.

Quem acessar os arquivos vai ver com os próprios olhos o momento em que Samuel chama a loira de “Lu” e “minha chefa”. E, claro, também conferir a já lendária frase: “estou trabalhando bonito procê aqui”.

São documentos bombásticos. Abaixo você pode vê-los e ler com calma.


Maguito, Daniel, Samuel e Luciane Hoepers na IstoÉ Desta Semana, em Reportagem Sobre “Poder, Sexo e Corrupção”

A revista IstoÉ desta semana já está na internet e uma das reportagens de destaque, com direito a chamada na capa, é sobre o esquema de corrupção nos fundos de pensão.


IstoÉ cita o prefeito Maguito Vilela e os deputados Samuel Belchior e Daniel Vilela e traz diálogos comprometedores.

O título da reportagem é demolidor: “Poder, sexo e corrupção”.

Como um doleiro e cinco beldades ambiciosas se juntaram a prefeitos e parlamentares para desviar recursos dos fundos de pensão
Josie Jeronimo


Com 11 homens e cinco loiras, em menos de dois anos uma quadrilha em atividade em sete Estados brasileiros desviou R$ 300 milhões de institutos de previdência complementar de servidores municipais. Convencido de que a oferta de beleza feminina poderia ser usada como um argumento irresistível para seduzir prefeitos, que têm o direito legal de movimentar, com uma assinatura, as milionárias reservas que garantem a aposentadoria complementar de funcionários públicos, o doleiro Fayed Traboulsi foi à luta por um mercado próspero e seguro.

BOA DE LÁBIA
Após conversa com parentes do prefeito Maguito Vilela (abaixo),
a “pastinha” Luciane Hoepers (acima) arrebatou R$ 9 milhões


Constituído por arquitetos financeiros, investidores e simples oportunistas, o grupo abusava de uma estratégia clássica – a cruzada de pernas em ambiente de trabalho – para conquistar mais clientes e fechar novos contratos. A quadrilha foi apanhada pela Polícia Federal na Operação Miqueias, assim chamada em homenagem a um profeta bíblico do século VII a.C., conhecido por ter deixado uma maldição que atravessou 2.700 anos: “Ai daqueles que tramam o mal em suas camas”. Em relatório, a PF descreve as aventuras de Luciane Hoepers, Isabela Helena, Fernanda Cardoso, Cynthia Cabral e Alline Olivier em Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. 

Lindas e bem ensaiadas, as moças conhecidas como “pastinhas” eram encarregadas de uma missão decisiva de toda negociação: o primeiro contato. Marcavam visitas em gabinete, aceitavam convites para almoçar e jantar. Não saíam de perto até que os contratos fossem assinados. A polícia não faz relatos explícitos sobre o que ocorria antes, durante e depois dos primeiros contatos. Deixa tudo para a imaginação de cada um. 

Loira, olhos azuis, com tatuagens provocantes num corpo de 1,75 m esculpido em academias de ginástica, Luciane Hoepers, 33 anos, foi a pioneira na atividade. Seu potencial para o negócio foi intuído pelo doleiro Traboulsi e confirmado várias vezes. Num bem-humorado depoimento prestado à polícia, na semana passada, Luciane admitiu que, entre dez prefeitos seduzidos, engatou namoro firme com pelo menos um.

Ambiciosa e desembaraçada – numa experiência profissional anterior animava programas de auditório –, Luciane trouxe resultados com tanta rapidez que a equipe feminina logo foi ampliada. Uma das moças, Fernanda Cardoso, agia em encontros de prefeitos na capital federal. Garota-propaganda de academia, Cynthia Cabral, 31 anos, disputava fundos de pensão (e atenções dos prefeitos) em cidades menores nas vizinhanças de Brasília. Mas nenhuma acumulou tantas proezas como Luciane, especialista em grandes transações. Apenas 72 horas depois de receber Luciane em audiência, em Cuiabá, o prefeito Chico Galindo registrou pedido para transferir R$ 21 milhões para os fundos gerenciados pela quadrilha. Após uma conversa iniciada com dois parentes do prefeito Maguito Vilela, de Aparecida de Goiânia, ela arrebatou R$ 9 milhões, operação que, conforme a Polícia, gerou prejuízo de R$ 1,4 milhão. Antes de se dedicar aos fundos de pensão e de ter sido presa pela PF por participar do esquema, Luciane foi sócia de uma empresa que fornecia material gráfico para prefeituras de Santa Catarina, seu Estado natal. Acusada de apresentar notas superfaturadas, foi afastada da empresa pela antiga sócia.


A mobilização de moças bonitas para dobrar homens públicos é um recurso comum. Quando Brasília debatia a legalização do jogo, sete modelos esculturais recebiam R$ 22 mil mensais para desfilar pelo Congresso e puxar conversa com parlamentares. Hoje, empresas de telefonia, marcas de refrigerante e mineradores investem nesse tipo de auxílio direto. Mas as moças dos fundos de pensão tinham um charme especial: não ficavam de bico calado nas reuniões. Eram treinadas para argumentar em tom profissional sobre opções financeiras, responder perguntas técnicas e comparar rendimentos dos concorrentes, a começar pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil, maiores reservatórios dos depósitos dos fundos de pensão do setor público, conhecidos por manter uma postura prudente nos investimentos. A combinação daqueles corpos espetaculares – depois que o caso foi parar nos jornais, Luciana Hoepers aguarda convites para fotos em revistas masculinas – com uma conversa em torno de milhões de reais deixava os prefeitos boquiabertos e vencidos. “Todo mundo oferece benefícios para atrair um cliente que possui recursos milionários. Mas o padrão é oferecer vantagens, e não mulheres bonitas,” afirma um executivo da Caixa.

Para desvendar os segredos da quadrilha, a Polícia Federal escalou a delegada Andréia Pinho para conduzir as investigações. Andréia logo viu que o esquema gerou prejuízos ao pensionistas e ganhos incríveis para a quadrilha. Os ganhos maiores não ficavam com a mão de obra feminina, mas mesmo esta era bem remunerada. Costumava receber entre 2% e 5% dos ganhos permitidos por cada negócio. O bando comprou uma dezena de carros de luxo, no valor de R$ 500 mil cada um. Também adquiriu um iate de R$ 5 milhões. No plano pessoal, as companhias femininas abalaram o casamento de pelo menos um parlamentar.

Vila Nova: Time Ruim, Diretoria Fraca e Técnico Bocudo

A cada dia que passa o Vila Nova prova que o que o clube tem de bom é só a torcida. o resto na vale nada. Tome ruim, diretoria fraca e um técnico que fala muito e produz pouco. Na tarde deste domingo não foi diferente, jogando fora de casa em Caxias do Sul o Vila Nova foi derrotado de virada pelo Caxias pelo placar de 2x1. 

O Vila nova teve 2 jogadores expulsos e foi prejudicado pelo árbitro catarinense. O  técnico Heriberto Cunha reclamou da própria diretoria que permitiu que um árbitro de Santa Catarina fosse apitar em Caxias do Sul. Será que a diretoria do Caxias permitiria que um árbitro de Brasilia apitasse o jogo?

Os jogadores do Vila Nova, a maioria constituída de jogadores descartados de outros clubes, aproveitaram para colocar a culpa do fracasso no juiz do jogo. A diretoria do Vila Nova como sempre mostra que é muito fraca no bastidores do futebol. Pobre torcida do tigrão.

Mesmo com a derrota o Vila Nova permaneceu na 4ª posição com 23 pontos,  mas não depende mais dos próprios resultados para alcançar sua classificação. O Betim derrotou o Guarani em Campinas e chegou a 21 pontos, como tem 3 jogos para fazer pode chegar a 30 pontos. O Vila Nova tem 23, mesmo número de pontos do Guarani e dois jogos, um contra o próprio Guarani e outro contra o líder Macaé no Rio de Janeiro.

O Guarani também tem 23 pontos e joga contra o Vila nova no Serra Dourada e depois recebe o Crac em Campinas.

O Betim tem 21 pontos e joga contra Duque de Caxias em casa, Madureira fora e Mogi-Mirim em casa.

Grupo B
Macaé-RJ28168442518758,3
Caxias-RS28168441613358,3
Mogi Mirim-SP27168352114756,3
Vila Nova-GO23166551813547,9
Guarani-SP23165831411347,9
Betim-MG21155641715246,7
Madureira-RJ18163941614237,5
Crac-GO15164391119-831,3
Duque de Caxias-RJ15153661821-333,3
10º
Grêmio Barueri-SP13163491735-1827,1

17ª RODADA
05/10 - 15h00Madureira-RJxBetim-MG
05/10 - 16h00Vila Nova-GOxGuarani-SP
05/10 - 16h00Crac-GOxDuque de Caxias-RJ
05/10 - 18h30Mogi Mirim-SPxMacaé-RJ
05/10 - 19h00Caxias-RSxGrêmio Barueri-SP
18ª RODADA
13/10 - 16h00Macaé-RJxVila Nova-GO
13/10 - 16h00Betim-MGxMogi Mirim-SP
13/10 - 16h00Duque de Caxias-RJxCaxias-RS
13/10 - 16h00Guarani-SPxCrac-GO
13/10 - 16h00Grêmio Barueri-SPxMadureira-RJ

02/10 - 20h00 Betim-MG x Duque de Caxias-RJ


Goiás Deve Esquecer o Campeonato Brasileiro de 2013


O Goiás perdeu de virada para o Fluminense e começou a sentir na pele o peso de não ter um grande elenco. O time sofreu com desgastes de jogadores devido a forte seqüência de jogos no campeonato brasileiro e na Copa do Brasil. 

Jogando na tarde deste sábado no Estádio Serra Dourada o verdão entrou em campo com alguns desfalques e alguns jogadores que eram dúvidas até momentos antes do jogo. O Goiás foi prejudicado pelo árbitro que deixou de marcar um pênalti de Leandro Euzébio em cima de Walter.

O Goiás mais uma vez não conseguiu jogar com muita intensidade e teve até posse de bola inferior a do Fluminense. Podemos observar uma queda de rendimento do futebol apresentado pelo Goiás nos últimos jogos. Obviamente porque os jogadores chegaram ao limite e não tem mais como suportar a seqüência de jogos, atuando com a mesma intensidade que vinha jogando.

É humanamente impossível jogar com a intensidade que o Goiás joga, tendo um elenco pequeno como o verdão tem. Até mesmo times que tem grandes elencos costumam priorizar uma competição. É ufanismo puro achar que o Goiás poderá obter sucesso em duas competições disputadas simultaneamente. Nenhum time conseguiu tal feito até hoje por um fator simples: Os jogadores não são maquinas e sofrem com os desgastes físicos e emocional de duas competições.

Ao tentar correr atrás de dois coelhos ao mesmo tempo,  o Goiás corre sério risco de ficar sem os dois. Não tem sentido você empreender esforços e sacrificar jogadores no campeonato brasileiro se o caminho da libertadores é bem mais curto para o verdão pela Copa do Brasil. 

O Goiás deve priorizar a Copa do Brasil e aproveitar o campeonato brasileiro para lançar, descansar e dar ritmo aos seus jogadores. Momentaneamente o Goiás deve concentrar toda as suas forças e energias na Copa do Brasil. Não faz sentindo colocar em campo jogadores que vem com forte seqüência de jogos, desgastando este jogadores para tentar alcançar algo que o Goiás pode conseguir priorizando a copa do Brasil.

O objetivo que o Goiás deve ter no campeonato brasileiro é não cair. A Luta pela libertadores acontece para  o Goiás é na Copa do Brasil. Se priorizar a Copa do Brasil o Goiás tem chances de ser campeão. 


Entulho do Palmeiras Foi Usado Para Construir Estádio do Corinthians

Empresário no ramo de reciclagem de entulho, Pierre Ziade disse ao Jornal Nacional , da Rede Globo, na edição de sábado que parte do entulho da demolição do Parque Antarctica, do Palmeiras, foi reaproveitado para a construção da futura arena do arquirrival Corinthians, em Itaquera.

Sócio de usina de reciclagem em Guarulhos e envolvido no processo de contrução do estádio alvinegro, Ziade declarou que britas e pedras vindas da antiga casa alviverde foram posteriormente reutilizadas no estádio do Corinthians.

Essa "parceria" não era do conhecimento dos clubes, assegura o empresário.

A Odebrecht é a empreiteira responsável pela construção do estádio do Corinthians, enquanto a WTorre responde pelo Allianz Parque.

O aproveitamento de entulhos é comum e contribui para o meio-ambiente, ressalta Ziade ao Jornal Nacional.

"A gente recebia entulho do estádio do Palmeiras na demolição e a brita reciclada ia para o estádio do Corinthians. Eles só souberam agora".

O estádio do Corinthians chegou a 90% de obras concluídas. A arena deve ficar pronta em dezembro.

Recentemente, o campo ganhou demarcação própria para jogo, mas sem as traves. A previsão do clube e da empreiteira Odebrecht é que a obra seja concluído em dezembro.

Em 2014, a nova casa alvinegra deve receber até algumas partidas do Campeonato Paulista, antes de ser entregue à Fifa para a Copa do Mundo.

Revista Veja Diz Que Samuel Belchior Ensinava Luciane a Usar O Corpo Para Fisgar Presas


Em matéria devastadora, a revista Veja, desta semana, traz novas revelações sobre a quadrilha desbaratada pela Operação Miqueias, da Polícia Federal.
A primeira é que a “pastinha” Luciane Hoepers não era nem um pouco ingênua: ela era amante de nada mais nada menos que o chefe da quadrilha, o doleiro Fayed Traboulsi.
Veja também define o deputado estadual Samuel Belchior, presidente do PMDB de Goiás, como “membro da quadrilha”. A revista revela que Samuel ensinava Luciane a usar, digamos assim, o seu poder físico para “seduzir” e arrumar políticos como clientes para o esquema de desvio de dinheiro dos fundos de pensão municipais.
Segundo a reportagem, a quadrilha contava com a atuação de lobistas que agendavam os encontros das mulheres-pastinhas com os possíveis políticos a serem aliciados. Um deles era Samuel Belchior, diz.
“Ele, Samuel, foi flagrado nas gravações ensinando Luciane Hoepers como se portar diante das presas”, prossegue Veja, reproduzindo diálogos grampeados em que o deputado goiano fala sobre a beleza de Luciane e diz a ela que, a partir desses predicados, “uma coisa leva à outra”.


Tabela: Salário x Custo de Vida das Polícias Militares. PMs de Goiás São 2º Mais Bem Pagos do Brasil


De modo geral, no Brasil, a atenção salarial dada às polícias é inadequada, pela natureza do serviço e pelas necessidades sociais comuns a qualquer cidadão. Sempre se aponta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como a “prima rica” das polícias militares, já que por lá um soldado PM recebe quase R$5.000,00. 

Uma questão, porém, não é levada em consideração: qual o custo de vida que um soldado PM tem nos diversos estados do país? A partir desta comparação, entre custo de vida e salário, a PMDF continua sendo a melhor paga do país?

Para promover este debate, tivemos a curiosidade de pesquisar – em fontes informais – o salário atual das polícias militares (soldados 1ª Classe) e o custo de vida de cada capital do país. Neste exercício de curiosidade, descobrimos que, certamente, a Polícia Militar de Sergipe é a PM que possui o salário mais vantajoso do Brasil, enquanto a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui o pior salário do país. A PMDF, conforme nossos critérios, tem o 13º salário:



Provavelmente, leitores encontrarão desacertos no valor dos salários e até discordarão dos índices de custo de vida, e até mesmo da metodologia – que não é científica nem definitiva. Outras pesquisas semelhantes podem ser feitas, qualificando os resultados. Por enquanto, nosso objetivo foi alcançado: mostrar que salário é uma medida relativa, não absoluta.


Operação Miquéias: PF Descobre R$ 20 Milhões Investidos em Papéis Podres Pelas Prefeituras de Catalão e Aparecida

Sob Suspeitas: Maguito, Vanderlan e Velomar - Aparecida, Senador Canedo e Catalão
Maguito. Vanderlan e VelomarAs investigações da Operação Miqueias, conduzidas pela Polícia Federal, flagrou “investimentos” em papeis podres no valor de R$ 20 milhões, realizados pelos fundos de pensão dos funcionários municipais de Catalão e Aparecida – em Catalão, na gestão de Velomar Rios, e em Aparecida, na gestão de Maguito Vilela, ambos do PMDB.
Em Catalão, a 10 dias do encerramento do mandato de Velomar Rios, em 20 de dezembro de 2012, o Ipasc, nome do fundo de pensão dos funcionários do município, sacou R$ 11 milhões que estavam em aplicações seguras no Banco do Brasil e na Caixa Federal e “investiu” em fundos podres indicados, segundo a Polícia Federal, pela quadrilha comandada pelo doleiro Fayed Traboulsi.
Em Aparecida, mais ou menos na mesma data, a história se repetiu. O fundo de pensão dos funcionários aparecidenses também retirou R$ 9 milhões que estavam aplicados em bancos de primeira linha e “investiu” nos fundos podres da mesma organização criminosa.
Segundo afirmação textual do inquérito da Polícia Federal, no caso de Aparecida, a “aplicação” irregular foi feita “a mando da quadrilha”. Os dois casos, em termos de valores, são os mais graves apurados pela Polícia Federal até agora.
O inquérito da Polícia Federal, no curso da Operação Miqueias, que desbaratou uma quadrilha que desviava recursos de fundos de pensão municipais, tem mais de mil folhas, mas é só um resumo das investigações realizadas até agora. Existem milhares de outras páginas, contendo grampos telefônicos e revelações até agora inéditas, que estão nos apensos.
Apensos são os anexos onde estão detalhadas as investigações sobre cada membro da quadrilha e cada operação irregular descoberta nas Prefeituras envolvidas. Os apensos relacionados com a atuação da quadrilha nas Prefeituras de Catalão e de Aparecida, por exemplo, contabilizam mais de 300 páginas.
Smauel e Loira na PF
Sobre o deputado estadual e presidente regional do PMDB, Samuel Belchior, definido pela Polícia Federal como “lobista e intermediário entre a organização criminosa e políticos do seu Estado”, são outras 200 páginas. Há detalhes também sobre outros prefeitos e políticos, que, por enquanto, a Polícia Federal decidiu na indiciar no inquérito da Operação Miqueias, mas que são passíveis desse enquadramento, a depender da evolução das investigações e dos depoimentos prestados pelas quase 20 pessoas presas até agora.

Velomar e membro da quadrilhaEste, aí na foto, à direita, é o dr. Cristiano Sá Freire Levefre, indiciado pela Polícia Federal na Operação Miquéeias como um dos membros da quadrilha que desviava recursos de fundos de pensão municipais em todo o Brasil, inclusive em prefeituras goianas.
Ao lado de Cristiano, no centro, está Jamil Torquato, então secretário de Administração municipal, e (à esquerda) Velomar Rios, do PMDB, prefeito de Catalão até dezembro de 2012. Cristiano foi indiciado no inquérito da Operação Miqueias e teve a sua prisão temporária solicitada pela PF (mas o desembargador federal que recebeu o pedido só autorizou a condução coercitiva).
Cristiano trabalhava como consultor da quadrilha. Era ele que visitava as prefeituras, em Goiás, para organizar o esquema de investimentos dos fundos previdenciários municipais em papeis podres, de onde seguiam para os bolsos da quadrilha comandada de Brasília pelo doleiro Fayed Traboulsi.
A Polícia Federal rastreou as andanças de Cristiano Sá Freire Levefre pelas Prefeituras goianas. Ele esteve em Aparecida, por exemplo, cujo fundo de pensão aplicou R$ 9 milhões em papeis micados, que, à época, dezembro de 2012, já haviam sido declarados em processo de perdas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários. Catalão era a base de operações de Cristiano. Agora pasmem: ele foi nomeado pelo prefeito Velomar Rios, do PMDB, como presidente do Ipasc, nome do fundo de pensão dos servidores do município.
A Polícia Federal descobriu que, em dezembro de 2012, último mês do mandato de Velomar, o Ipasc investiu R$ 11 milhões, que foram retirados de aplicações seguras no Banco do Brasil e na Caixa Federal, e depositados nos fundos Adinvest, Atico Florestal, Atico Imobiliário e Vitória Régia – de onde, provavelmente, nunca mais retornarão. Segundo a Polícia Federal, essas operações foram realizadas exclusivamente para atender aos interesses da quadrilha.
Fonte: Goiás 24 Horas