terça-feira, 25 de junho de 2013

Marconi Aprova Medidas Anunciadas Por Dilma em Reunião com Governadores e Prefeitos




O governador Marconi Perillo participou, na tarde desta segunda-feira (24), da reunião comandada pela presidente Dilma Rousseff para o anúncio de medidas que visam conter a onda de protestos pelo Brasil. A presidente sugeriu cinco medidas, dentre elas a convocação de um plebiscito popular que autorize uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política e uma nova legislação para classificar o crime de corrupção como crime hediondo.



Essas medidas farão parte do Pacto Nacional que o Governo Federal quer estabelecer com as esferas estaduais e municipais para melhorias urgentes em cinco áreas: política, saúde, transporte público, economia e educação. “O que nós esperamos é que soluções rápidas sejam dadas a essas questões”, comentou o governador em entrevista coletiva a imprensa.


Durante a reunião de mais de três horas com os governadores e prefeitos de capitais, a presidente detalhou algumas ações que pretende sejam implementadas rapidamente. O governador Marconi Perillo disse que houve unanimidade dos presentes na aceitação do pacto e que não teme a possibilidade de o Estado ter de abrir mão de algumas receitas para atender às necessidades de adoção das medidas. “Se houver necessidade de perdermos de um lado, certamente teremos compensações de outro. O importante é que coloquemos em prática as medidas”, comentou.


Marconi disse, também, ao se referir aos investimentos da ordem de R$ 50 bilhões anunciados pela presidente para a mobilidade urbana, que o Estado se adequa às exigências do Governo Federal que, segundo ela, apenas investirá em bons e viáveis projetos. “Estamos muito próximos de licitar o VLT de Goiânia. Acreditamos que ele seja um bom projeto e pode se beneficiar desses recursos”, disse.



A reforma política proposta pela presidente, através de um plebiscito, também ganhou aprovação do governador. “Nós temos hoje mais de 30 partidos, temos uma série de equívocos na legislação eleitoral e partidária que deverão ser corrigidos através da reforma política”, comentou.


Antes de participar da reunião com a presidente Dilma, o governador Marconi Perillo esteve num encontro em Brasília com as principais lideranças do PSDB. Segundo ele, neste encontro o partido manteve posição de defesa de algumas medidas que considera urgentes, como a destinação de 10% de recursos federais para a saúde. “Esta é uma reivindicação do PSDB que, oportunamente será discutida com o Governo Federal”


Nenhum comentário: