sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Depois de Quase 2 Anos Polícia Civil Não Conseguiu Concluir Inquérito Que Investiga Omar Vasconcelos

Existem bons e maus profissionais em todas as áreas da sociedade e na polícia civil não é diferente. Muitas vezes sem as condições ideais de trabalho, alguns policiais conseguem na base da superação e com determinação, realizar mais do que se pode esperar deles e com isso prestam um excelente serviço a sociedade. Esses profissionais são o orgulho da policia civil e muitas vezes são vistos com certo desdém por aqueles que não querem trabalhar. Vejamos o caso especifico do inquérito 072/11 instaurado pela DOT (Delegacia de Repressão á Crimes Contra a Ordem Tributária) para investigar pessoas ligadas ao futebol, de grande poder financeiro e com influência dentro da própria policia.  As investigações para apurar supostos crimes de lavagem de dinheiro e  sonegação fiscal tiveram inicio com o Delegado Carlos Roberto. 
 Com indícios de Fraude na Declaração de Imposto de Renda, no ano de 2011 a delegada Drª Renata Cheim, instaurou inquérito para investigar o empresário Omar Vasconcelos, o técnico Hélio dos Anjos, o médico Marcelo Almeida, o empresário de futebol Daniel Reis, as construtoras AMB e G4, além das empresas Consignauto Veiculos, Premier Motors, Premiersports Gerenciamento e Marketing Ltda, Brazil Sport Service Ltda, Edmar Ribeiro de Vasconcelos e Cia. 
Marcelo Almeida na Delegacia Para Prestar Depoimento
Por se tratar de pessoas ligadas ao futebol com sociedade até com um jogador da seleção brasileira na época, Josué, o caso ganhou repercussão nacional. Marcelo Almeida e Hélio dos Anjos foram intimados pela delegada e tiveram que comparecer a delegacia para prestar depoimento. A investigação parou ai. Renata Cheim disse que iria intimar a esposa de Omar Vasconcelos para depois intimar o próprio Omar. 
Hélio na Delegacia Onde é Investigado
O empresário disse na roda de amigos que  tinha conseguido o meio para a delegada não  intima-ló e não intimou mesmo. Um delegado de outra área andou visitando a DOT com o objetivo de paralisar as investigações. O certo é que de 2011 para cá nada foi feito e estranhamente o inquérito está paralisado. 
Delegada Karla Fernandes Titular da DOT
A atual titular da DOT é a delegada Karla Fernandes Guimarães. Segundo levantamento existem cerca de 800 inquéritos na DOT, 70% relativos à sonegação de ICMS e o restante referente a outros tributos estaduais e também municipais, incluindo ainda os crimes de falsidade ideológica usada para acobertar a sonegação fiscal

 O inquérito que investiga Omar Vasconcelos, suas empresas e seus sócios, está sob a responsabilidade do delegado Murilo Gonsalves Martins de Araújo. Na sua estrutura a DOT tem 4 tem ainda os delegados Fernando de Oliveira Fernades e Getulino de Melo e conta com 18 funcionários. O delegado Murilo Gonsalves foi indagado por nossa reportagem sobre o andamento do processo  citado e no prazo de uma semana, sequer conseguiu localizar o inquérito. Ele justificou que está sem escrivão e  que tem mais de 200 inquéritos sob a responsabilidade dele. 

Joaquim Mesquita Secretário de Segurança Pública
É muito estranha a paralisação de uma investigação, onde depois de quase dois anos do inquérito aberto, o principal investigado, Omar Vasconcelos, não tenha sequer sido intimado para prestar depoimento. O secretário de segurança pública do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, que é muito sério e competente, deve sentar com o Diretor Geral da Polícia Civil,  João Carlos Gorski, para analisar a necessidade de manter uma delegacia com 4 delegados e 18 funcionários que em quase 2 anos não conseguem intimar para ouvir um investigado de um inquérito instaurado pela própria DOT. Se não tem estrutura para funcionar que feche as portas, o que não pode é empurrar o dinheiro público pelo ralo da incompetência.

Nenhum comentário: