sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ministro dos Transportes Garante a Marconi Reinício das Obras da Norte–Sul



O governador Marconi Perillo recebeu hoje a confirmação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul. Marconi cumpriu extensa agenda em Brasília, visitando três ministérios: Transportes, Minas e Energia e Cidades.
Para a audiência com o ministro dos Transportes, o governador levou temas prioritários, com destaque para a retomada das obras da Norte-Sul, a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, bem como a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi discutiu ainda com o ministro a construção de três eclusas nas usinas de Cachoeira Dourada, São Simão e Itumbiara (Emborcação), o que permitiria a melhoria e a consolidação da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, ligando Goiás ao Porto de Santos (SP).
Em relação à Ferrovia Norte-Sul, o ministro garantiu que os entraves que existiam no ano passado – jurídicos com relação às desapropriações, licenças ambientais e complementações de projetos executivos – foram superados. Segundo Marconi, o ministro dos Transportes deve ir a Goiânia na próxima terça-feira para reunião com construtores da Ferrovia, quando discutirá o cronograma de  retomada das obras. O ministro garantiu também a superação dos questionamentos do TCU em relação ao preço dos dormentes e à licitação do trecho entre o túnel de Anápolis ao pátio do Porto Seco. Também vão participar da reunião, além de representantes do governo estadual, os presidentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, a empresa responsável pela construção da Norte-Sul e o superintendente Regional do DNIT, Riumar dos Santos.
            O governador discutiu ainda com o ministro a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi relatou a Sérgio Passos que a rodovia transformou-se numa grande avenida, com grande fluxo de veículos que trafegam pela Capital. O ministro garantiu que a obra consta de um cronograma de prioridades, entregue à presidente Dilma Rousseff. A obra do Contorno de Goiânia envolveria ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal. Ainda sobre as BRs, o governo do Estado faz gestões pela conclusão das obras de duplicação da BR-060 (Goiânia-Jataí), a conclusão de um trecho de 25 quilômetros da BR-070, que passando por Itaguari e Cocalzinho, uma rodovia idealizada no governo de Juscelino Kubitschek e que liga Brasília a Cuiabá. Marconi também buscou informações a respeito das obras da BR-080, que liga a BR-153 a Luis Alves.
Por fim, o governador tratou com o Ministro dos Transportes das obras de construção da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê,  que requer a construção de eclusas em hidrelétricas goianas. O ministro apresentou ao governador um relatório completo do plano de investimentos de R$ 90 milhões.
Marconi está concluindo a agenda em Brasília (18:30h. e 19:30h.) com audiências nos ministérios de Minas e Energia e Cidades.

Um comentário:

Leoni disse...

”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-267.”

1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.

2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro Norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.

Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função).

Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.

Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.

Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.

Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.

A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;

1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.
2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.
3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.
4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

Notas:
Iª Com estas propostas ficam suprimidos os trechos Anápolis-GO / Estrela do Oeste –SP ~2255 km e Estrela do Oeste / Panorama-SP ~ 160 km.
IIª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.

Este texto se complementa com o "Como conseguir 700 km de ferrovia a custo mínimo" de Paulo Roberto Filomeno