terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Torcida do Sport Se Mobiliza Por Construção da Arena

Ontem circulou a informação que o projeto da Arena do Sport está sendo engavetado pela Prefeitura do Recife. O projeto está em análise por parte de uma nova gestão que assumiu há menos de 1mês. Portanto há que se ter cautela, mas a torcida do Sport começa a se mobilizar para que o processo seja liberado e a arena receba a autorização das autoridades para ser construída. Claro que por trás de um obra desta dimensão existem muitos interesses. O que o torcedor do Sport não quer é que interesses políticos impeçam a realização de um sonho da nação rubro-negra. o  Governo tem medo do esvaziamento da Arena PE e, por isso, pode tentar barrar a Arena Sport pra forçar o Leão a jogar na Arena PE. A torcida do Sport está se mobilizando para pedir agilidade e aprovação do projeto para construção da arena.  Segundo informações João Braga seria torcedor do Náutico e estaria segurando o projeto do sport por picuinha.


O Jornal Folha de Pernambuco Trouxe a seguinte informação sobre o assunto


O presidente do Sport, Luciano Bivar, endureceu o discurso e cobrou uma definição da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em relação à aprovação da planta do projeto da Arena Sport. Na última sexta-feira, o mandatário rubro-negro informou que todas as adequações solicitadas pela PCR, que está com o projeto desde julho de 2012, já foram feitas e encaminhadas ao Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) e ao Conselho Controle Urbano (CCU) da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano. Bivar também lembrou que, há 15 dias, esteve juntamente com uma comissão de rubro-negros em audiência com o novo secretário da pasta, João Braga, e, até hoje, nenhuma posição por parte do governo municipal foi enviada.

Prefeito do Recife Geraldo Júlio
“Estivemos reunidos com o secretário e, desde então, não obtivemos nenhuma resposta. A gente fica pasmo porque estão criando burocracia em cima de um projeto que só trará ganhos para o Recife. Um projeto dessa magnitude não pode ser tratado a passos de tartaruga. A Arena do Sport é um referencial para medirmos a capacidade técnica da gestão Geraldo Julio”, argumentou Bivar. O presidente afirmou, ainda, que a nova arena ajudará na mobilidade urbana da cidade. “Serão inúmeros benefícios. O estacionamento, por exemplo, terá capacidade para quatro mil carros e não será utilizado apenas em dias de jogos, mas todos os dias. Hoje, o Sport só oferece uma saída, a pela avenida Abdias de Carvalho, e, com a nova arena, serão oito. Depois que tudo estiver pronto - estádio, mini shopping e hotel - serão gerados mais de dois mil empregos diretos, sem contar com os inúmeros indiretos”, disse. Na parte artística, Bivar acredita que, com a nova arena, o calendário anual de eventos no Estado ficará mais amplo. “Nós podemos em um mesmo dia ter shows de Elton Jonh e Paul McCartney, sem falar nos benefícios para o setor hoteleiro que será beneficiado com a criação de mais opções para hospedagem”, analisou.

Presidente do Sport Luciano Bivar
Bivar também negou que essa possível demora da PCR na liberação da planta estaria relacionada a uma manobra política em conjunto com o Governo do Estado (ambos do mesmo partido) para evitar a construção de duas arenas no Estado - a Arena Pernambuco, que receberá jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, está com quase 90% das obras concluídas - e terminar forçando Sport e Santa Cruz a também mandarem seus jogos em São Lourenço da Mata. “Ao contrário, a arena da Odebrecht é uma parceira nossa. Temos um contrato com a empresa para que o Sport mande seus jogos na Arena Pernambuco enquanto o nosso estádio seja construído. O tempo de vigência será de quatro anos”, disse. Após a liberação da construção pela Prefeitura do Recife, o contrato será assinado com o investidor e, com 30 dias, as obras serão iniciadas.

RESPOSTA
Secretário de Mobilidade João Braga
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da PCR. Por meio de nota, a entidade informou que representantes do clube já apresentaram detalhes do projeto para o secretário João Braga, no último dia 15. No entanto, a Secretaria tem outros projetos considerados de grande impacto para a Cidade - acima de 10 mil metros quadrados - para analisar. A assessoria de imprensa informou que a nova gestão tem trabalhado para dar celeridade na análise desse tipo de empreendimento.

Como se não bastasse o entrave na liberação do projeto por parte da Prefeitura, o Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) decidiu instaurar um inquérito civil para fiscalizar o processo para construção da arena. A medida, segundo o órgão, foi motivada após algumas denúncias de que a construção do estádio poderia causar intervenções prejudiciais ao projeto arquitetônico da cidade.

Nenhum comentário: