terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Recife é a Primeira Capital do País a Destinar 100% dos Royalties do Pré-Sal Para a Educação

Foto: Andréa Rêgo Barros

Os recursos destinados ao Recife a partir da exploração de petróleo na camada pré-sal podem resultar em investimento de até R$ 30 milhões a mais, anualmente, na educação da cidade. É o que prevê o projeto de lei municipal enviado nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Geraldo Julio (PSB/PE) à Câmara de Vereadores, que garante 100% da aplicação dessa verba na rede municipal de ensino. O Recife é a primeira capital brasileira a assumir esse compromisso.

Segundo o prefeito, os recursos serão investidos maciçamente na melhoria da infraestrutura das escolas, na compra de equipamentos e na modernização da rede, pois a cidade precisa preparar suas crianças para o novo momento da economia de Pernambuco. “Aqui começaram a chegar empreendimentos importantes, em ferrovias, aeroportos, refinarias, estaleiros navais, a indústria automotiva e o polo de tecnologia aqui do Recife. E são esses empregos que serão disputados pelas crianças que estão hoje na rede municipal do Recife”, destacou Geraldo, garantindo que a educação será prioridade permanente na sua gestão.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, ressaltou que os recursos oriundos da exploração do petróleo serão decisivos para garantir mais qualidade tanto para a infraestrutura das escolas como para a formação e valorização dos professores, além de permitir maior investimento em tecnologia. “Uma tomada de atitude política como essa é fundamental para a educação.”

Participaram da assinatura do projeto de lei os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga. A jovem enalteceu o fato de o Recife ser a primeira capital a comprometer-se com a destinação dos recursos dos royalties para a educação. “Atitudes como essa significam uma nova perspectiva para a juventude brasileira. Quero parabenizar o prefeito por assinar um projeto de lei que coloca a educação na ordem do dia”, elogiou a dirigente estudantil.

O presidente da UNE reforçou que o projeto de lei demonstra abertura ao diálogo com os estudantes e disse esperar que a iniciativa seja replicada pelo Brasil. “Esse gesto do prefeito Geraldo Julio é muito simbólico para nós, um gesto extremamente democrático. Percebemos aqui a importância que tem a opinião que emana das escolas”, acrescentou Daniel Iliescu.

Nenhum comentário: