terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pesquisa SERPES Aponta Aprovação 87,5% da Saúde na Administração do Governador Marconi Perillo

Por Jayro Rodrigues

Salto espetacular na saúde pública, ou seja, nos hospitais sob a responsabilidade do Governo do Estado. “Maioria aprova atendimento médico em hospital estadual”, manchete da página 9 de O Popular de hoje. A avaliação foi feita pelo Serpes entre 21 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Foram ouvidos 1.300 pacientes e acompanhantes nas unidades de saúde, ou seja, Hugo, Crer, HDT e Hurso (Hosp. de Urg. da Reg. Sudoeste). Dez itens foram avaliados. Dentre eles, os itens médico, administrativo, exames, limpeza e medicamentos. Foram questionados: nada satisfeito, pouco satisfeito, satisfeito, muito satisfeito e completamente satisfeito. No item médicos (satisfeito, muito satisfeito e completamente satisfeito), a aprovação foi de 87,5%. No item exames, a aprovação foi 88,3%. No item limpeza, a aprovação foi de 93%.

Pesquisa do Instituto Serpes, encomendada pelo governo estadual, mostra que os usuários estão satisfeitos com o trabalho das Organizações Sociais na rede pública de saúde do Estado. Os números foram apresentados hoje de manhã pelo governador Marconi Perillo, durante reunião com os representantes das Organizações Sociais que administram a rede hospitalar goiana. A pesquisa, realizada de 21 de dezembro de 2012 a 11 de janeiro de 2013, ouviu pacientes e familiares deles, atendidos pelas sete unidades que foram alvo do processo.

Na variável Qualidade do Atendimento Médico, a pesquisa constatou a seguinte opinião dos entrevistados: completamente satisfeito (12,6%), muito satisfeito (31,7%), satisfeito (43,2%), pouco satisfeito (9,9%), nada satisfeito (2,2%) e não respondeu (0,4%). “Basta que se visitem os hospitais para comprovar as mudanças”, assinalou o governador Marconi Perillo em entrevista coletiva logo após a reunião. Segundo ele, ainda existem desafios para serem superados e as mudanças  estão em curso.

As variações dos índices entre as entidades são naturais, segundo o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, e ocorrem em função da característica de cada um dos hospitais. Faleiros explica, por exemplo, que as emergências no âmbito do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) são diferentes das emergências do Hospital Regional do Sudoeste (HURSO), um hospital regional, que atende pacientes do Sudoeste. O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) e o Hospital Geral de Goiânia (HGG), explica Faleiros, trabalham com um público que requer tratamento especializado.

Dentre os dez itens abordados na pesquisa, destaca-se a Avaliação do Atendimento por parte dos Médicos e a Estrutura Física dos Hospitais. O CRER obteve o maior índice na avaliação do atendimento médico (97,5%), seguido do Hurso (95,1%). No item avaliação da estrutura física do hospital, o Crer também aparece em primeiro (96,5%), seguido também do Hurso (95%), unidade instalada em Santa Helena e que atende pacientes do Sudoeste goiano.
Presente à reunião, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz presidente do Conselho de Excelência das Organizações Sociais, disse que a grande meta do Conselho é criar as condições para que as unidades do Estado, geridas pelas Organizações Sociais, conquistem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O Serpes efetuou 200 entrevistas presenciais em cada hospital, com exceção do Hurso, onde foram ouvidos 180 usuários, e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), 120. Os usuários foram perguntados a respeito do nível de satisfação com os serviços prestados: satisfeito, muito satisfeito, completamente satisfeito, pouco satisfeito e não respondeu. Os dados completos da pesquisa podem ser acessados no site: http://www.saude.go.gov.br.

Nenhum comentário: