sábado, 12 de janeiro de 2013

Jogador Revelado Pelo Vila Nova Quer Ser Convocado Por Felipão Para A Seleção Brasileira



Por Felipe Lobo

Há cinco anos e meio em Portugal, Fernando tornou-se um jogador importante para o Porto. Volante, tornou-se titular da equipe em 2008 e nunca mais deixou o time. Firme na marcação, é ele quem dá o equilíbrio necessário para os jogadores de frente brilharem, como foi com o brasileiro Hulk, que se transferiu para o Zenit, e é agora com o jovem James Rodríguez.

Especulado em grandes clubes da Europa, especialmente da Itália, Fernando conversou com exclusividade à Trivela para falar sobre o clássico com o Benfica neste domingo, sua carreira na Europa e seleção brasileira, seu grande objetivo. Confira:

No domingo, vocês irão até o estádio da Luz enfrentar o Benfica, com os dois times com grandes campanhas. Vocês já sabem como parar o Benfica?

É sempre um jogo difícil, mas nos últimos anos a gente tem conseguido vitórias lá [Nota do editor: foram três vitórias do Porto na Luz nos últimos quatro jogos contra o Benfica]. O objetivo é conseguir a vitória lá. A gente sabe que é difícil, mas o nosso objetivo é esse. Nosso time é muito forte também. O grupo todo do Benfica é muito forte.

O James Rodríguez tem sido um dos grandes destaques do Porto nesta temporada. Qual é a importância dele para o time?

James é fundamental na nossa equipe. É um jogador muito jovem ainda, tem muito a mostrar. É um autêntico camisa 10, arma as jogadas, chega na frente, finaliza. Infelizmente ele teve uma lesão muscular [nota do editor: a lesão deixará o colombiano fora do clássico com o Benfica]. Quando ele está em campo, ajuda muito o time.

Você se tornou um jogador fundamental para dar equilíbrio ao Porto e já está na Europa há mais de cinco anos. Hoje você é titular do Porto, mas como foi o seu início, quando foi emprestado ao Estrela Amadora?

No começo foi um pouco estranho, fui para o Porto para jogar e fui emprestado. Tinha propostas de clubes do Brasil e da Europa, escolhi o Porto e acabei emprestado. Mas acabou sendo muito bom, joguei quase todas as partidas do campeonato e no final da temporada, estava completamente adaptado ao futebol europeu. Quando voltei para o Porto e entrei no time, não saí mais.

O Porto é um time conhecido por vender caro seus jogadores, depois de contratar jogadores jovens, como foi com você, em 2007, que hoje está valorizado. Para você, essa é a fórmula do sucesso do time?

Acho que sim. O Porto faz muito isso, contrata jogadores jovens e faz um trabalho de desenvolvimento. Muitos jogadores jovens chegam por aqui, ganham espaço e se valorizam. Os grandes clubes querem jogadores prontos e o Porto deixa o jogador pronto, adaptado ao futebol europeu.

Quais as principais diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol europeu?

Se prioriza muito a parte tática, no Brasil é mais a parte técnica. Aqui jogo sozinho no meio-campo, sozinho. Se adaptar é muito difícil. No Brasil jogava como segundo volante, aqui jogo sozinho, o Lucho e o João Moutinho são mais ofensivos.

O futebol europeu é totalmente diferente do futebol brasileiro, mas estou bem adaptado na posição. Procuro ajudar bastante na defesa. Quando posso ajudar o ataque, também chego. Fico feliz por estar no Porto, que é um grande time.

Vivendo em Portugal há tanto tempo, como você sentiu a crise afetar o futebol? O que mudou?

O futebol sentiu um bocado também, mas os jogadores, pelo nível que vivem e pelos altos salários, não sentiram tanto. Nós vemos a crise, mas para ser sincero, não afetou tanto para os jogadores de futebol.

Qual é a melhor liga do mundo para você?

As duas melhores equipes são Barcelona e Real Madrid, mas a melhor é a liga inglesa. Parecida com o futebol brasileiro, claro que no Brasil tem mais times que buscam o título, mas lá tem quatro, cinco times que disputam e na maioria das outras ligas só dois times brigam pelo título.

O Porto irá enfrentar o Málaga na Liga dos Campeões. O que você acha do Málaga?

Vi ótimos jogos do Málaga na temporada. É um time que tem um ataque forte, mostrou isso nos jogos que fez. A gente joga a partida de ida em casa, então temos que fazer um bom resultado para poder ir mais tranquilo para jogar na Espanha. Acho que temos condição de passar sim.

E até onde o Porto projeta ir na Liga dos Campeões?

Queremos pelo menos chegar até as quartas de final, passar por essa fase agora. Depois, na próxima fase, veremos até onde dá para ir.

Em 2007 você defendeu a seleção sub-20, competição que está sendo disputada agora novamente, na Argentina. O quanto isso é importante para o jogador?

É importante ter uma passagem pela seleção brasileira de base. A maioria dos jogadores que estão na seleção passaram por pelas seleções de base. Trabalhei com jogadores de alto nível, como [Alexandre] Pato, Lucas [Leiva, atualmente no Liverpool]. Foi importantíssimo. O meu objetivo é conseguir ter uma oportunidade na seleção principal.

Você ganhou seu espaço no Porto e em Portugal muitos não entendem como você não é jogador da seleção brasileira. Para você, como é isso?

É, já ouvi isso aqui (risos). Quero ter uma oportunidade de jogar na seleção. Sei que a liga portuguesa não tem uma grande visibilidade no Brasil, mas espero que possa ser chamado. Jogo em um grande clube, sou titular, jogo quase todas as partidas e tenho feito o meu trabalho. É o que eu sempre quis.

Luis Felipe Scolari assumiu agora a seleção e a sua posição ainda não tem um titular firmado. E o Felipão conhece bem Portugal…

É verdade, ele prioriza jogar com um volante de contenção e eu tenho essas características, jogo como primeiro volante. Tenho minhas qualidades, ajudo muito a defesa. E o Felipão conhece bem o futebol português. Quem sabe eu tenho uma chance? O Brasil teve jogadores como volantes que foram fundamentais. Foi o Dunga em 1994, o Gilberto Silva em 2002 e até agora ninguém está garantido ali nessa posição na seleção. Eu espero ter a minha oportunidade. Vou continuar fazendo o meu máximo no Campeonato Português e aproveitar os jogos da Liga dos Campeões que temos para mostrar meu trabalho.

Você já teve sondagens para deixar o Porto? Alguma proposta do Brasil?

Todo final de temporada teve sondagens, propostas. Concreta é só quando sai. Fico feliz quando surge meu nome associado a grandes clubes como Juventus, Internazionale, Roma. A minha intenção é ficar na Europa. Não dá para descartar nada, é o meu país, mas não voltaria ao Brasil neste momento. Hoje em dia, os jogadores estão voltando para o Brasil. Antes o jogador para ir para a seleção tinha que estar na Europa. Hoje não, muitos são convocados jogando no Brasil, em alto nível. Mas o meu objetivo é continuar na Europa e conquistar o meu espaço entre os melhores.

A liga portuguesa é uma grande liga, eu estou em um grande clube, mas sei que não é uma das melhores ligas da Europa. Eu quero participar de uma liga mais competitiva. Gosto muito do Porto, é um clube grande e estou feliz por jogar neste clube. Aqui já ganhei tudo, já tenho todos os títulos. Ganhei 11 títulos pelo Porto. Então eu penso, no futuro, em jogar em uma liga maior, em uma liga mais competitiva.
FICHA TÉCNICA

Fernando Francisco Reges
Local de nascimento: Alto do Paraíso-GO, Brasil
Posição: Volante
Data de nascimento: 25/07/1987 (25 anos)
Altura: 1,85m
Pé preferido: destro
Clubes: Vila Nova (2005-2007), Estrela Amadora (por empréstimo, 2007-2008), Porto (2007-atual)
Pelo Porto na temporada 2012/13: Campeonato Português: 8 jogos, titular em 7, Liga dos Campeões: 4 jogos, titular em 3

Fonte: Trivela

Nenhum comentário: