sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

FIFA Acusada de Manipulação de Votos Em Messi Para Escolha de Melhor do Mundo

À margem da discussão sobre a justiça (ou não) da entrega da Bola de Ouro (pela quarta vez) ao argentino do Barcelona Lionel Messi, sobram conversas sobre os jogos de bastidores desta eleição e que em nada abonam ao bom nome da FIFA.

Desde logo a começar pelas declarações do capitão da selecção do Brasil. De acordo com a lista oficial que foi publicada pela FIFA no final da cerimónia de entrega do troféu, em Zurique, Thiago Silva atribuiu cinco pontos a Messi…quando na verdade os pontos haviam sido atribuídos ao italiano Mario Balotelli. “Eu dei o meu voto para Balotelli, mas de acordo com a FIFA ele foi para Messi”, refere o capitão da “canarinha”, lamentando o sucedido. Mas até podia ser um lamentável lapso, não fosse o capitão da selecção checa ter apontado exactamente o mesmo erro. “Eu juro que votei em Mario Balotelli, mas a FIFA deu o meu voto para Messi”, disse Tomas Rosicky,  aguçando ainda mais as dúvidas em torno do processo.

Por outro lado, Paulo Duarte, da selecão do Gabão, que queria votar em Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo, acabou por não votar por não lhe terem sido dados os formulários.

A juntar a tudo isto, a imprensa catalã não vê com bons olhos a “troca” de capitães na selecção portuguesa. Para os jornais afetos ao Barcelona, o fato de ter sido Bruno Alves a votar é explicado como uma estratégia para que Cristiano Ronaldo obtivesse mais cinco pontos, considerando que a única limitação é os capitães não poderem votar em si mesmos.

Nenhum comentário: