quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cadeirante Pede Construção de Banheiro e Recebe Ameaça do Prefeito de Guapó Luiz Juvêncio




A população de Guapó está indignada com o prefeito da cidade, Luiz Juvêncio (PMDB). O prefeito que é tido como um homem explosivo, mal educado, e de postura incomum ou mesmo inadequada para um cargo público de tão grande importância, aprontou mais uma das suas.

Luiz Juvêncio se vê agora numa enrrascada ao publicamente destratar uma servidora do município de Guapó, portadora de deficiência física, que reivindica um banheiro adaptado para cadeirantes na escola onde trabalha.

A grosseiria, o despreparo e a insensibilidade do prefeito de Guapó foram evidenciados em uma reportagem da Rádio 730 AM de Goiânia que colocou no ar a cadeirante e o prefeito. As alegações de Luiz Juvêncio para não atender a servidora cadeirante são simplesmente inaceitáveis. Confira abaixo a reportagem do site da Rádio 730.



A cadeirante Joana D’arc de Jesus passou em um concurso público da Prefeitura de Guapó há cerca de 20 anos. A trabalhadora de serviços gerais sempre trabalhou em escolas da cidade. Nós últimos anos, ela está lotada na Escola Parque Conrado, local que não possui um banheiro que atenda os portadores de necessidades especiais.

Joana conta que apesar da dificuldade de locomoção isso não atrapalhava as atividades que desempenhava. No ano passado, ao retornar de uma licença médica, a função que desempenhava não estava mais disponível. A cadeirante revela que além de não desempenhar as funções que lhe eram atribuídas, ainda foi repreendida por fazer necessidades fisiológicas na cadeira de rodas.

A servidora diz que procurou a Secretaria Municipal de Educação de Guapó para pedir a construção de um banheiro que atendesse aos portadores de deficiência. A secretária repassou o pedido ao prefeito Luiz Juvêncio (PMDB), e em seguida respondeu à Joana, que a sugestão dele era para que ela se aposentasse.

Como não queria se aposentar, Joana ligou para o prefeito e reclama da postura de Luiz Juvêncio. “Ele foi muito mal educado. Eu acho que ele não deveria ter falado com tanta dureza. Ele falou que iria me exonerar,” conta a cadeira.

Em contato feito pela reportagem da Rádio 730, o prefeito Luiz Juvêncio confirmou que não fará o banheiro que atende portadores de necessidades especial na Escola do Parque Conrado e também que deseja à aposentadoria da cadeirante. Segundo ele, a obra atenderia apenas à servidora. De acordo com o prefeito, Joana é irmã de um vereador e tem recebido da prefeitura sem trabalhar. “Nos últimos 12 anos, ela vem levando na barriga e não trabalha,” critica.

O diretor jurídico da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), André Jonas de Campos, afirma que todo edifício de uso público deveria se adequar aos portadores de necessidades especiais. O jurista recomenda que se Joana for vítima de um ato ilegal por parte da autoridade política, ela deve impetrar um mandato de segurança a fim de reverter à situação.

Mesmo diante de toda a polêmica, Joana garante que deseja continuar trabalhando. “Eu quero trabalhar. Eu quero ser útil,” diz a portadora de necessidades especiais.

Canal do Gama

2 comentários:

michel santorim disse...

para aqueles q estao de fora falar e criticar e facil kero ver e se eles tao sabendo do rombo q a gestao pasada deixou ;;;; axo q nao seria hora de uma reenvidicaçao como essa ja q ela keria um banheiro adaptado para ela por q ela nao pediu isso a 12 anos atras e outra a senhora e irma de hum vereador q ja esta no 5 mandato por q ele mesmo nao resolveu isso parra ela durantes esses anos tds so agora ela vem reenvindicar poxa assim fica dificil de uma pessoa kerer impor respeito sendo q nem o irmao dela a respeitou

Mohana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.