quarta-feira, 30 de maio de 2012

Demóstenes: Quero Ser Julgado Pelo Que Fiz e Não Pelo Disse"

senador Demóstenes Torres (Luiz Alves/Agência Senado)

Assisti ontem com bastante atenção a defesa que o Senador Demóstenes Torres fez no Conselho de ética tentando salvar o mandato. Não vou negar que me corta o coração ver Demóstenes nesta situação. Com certeza ele fez mais mal a ele do que ao Brasil. A defesa que ele fez foi brilhante como quase tudo na vida que ele se propõe a fazer, ele faz bem feito.

Demóstenes entregou suas contas bancárias para provar que não recebeu dinheiro de cachoeira. Disse que o único bem material que possui de valor é um apartamento comprado ano passado por  R$ 1.200.000,00 (Um Milhão e Duzentos mil reais), sendo que quatrocentos mil reais foram pago pela mulher dele e 800 mil reais foram financiados pelo Banco do Brasil.  Demóstenes também afirmou que está passando o pior momento da vida dele, com depressão, não consegue dormir nem mesmo tomando remédio. Demóstenes pediu pra ser julgado pelo que ele fez e não por aquilo que ele disse. Reclamou que os amigos se afastaram. 

Na parte jurídica, foi perfeito na sua defesa, mas o episódio do rádio Nextel não pode ser explicado. Por que um senador precisava de um rádio pago por um empresário? Só agora caiu a ficha de Demóstenes,  ele colocou tudo a perder e decepcionou milhões de pessoas que via nele a esperança de passar o Brasil a limpo. Se Cachoeira precisava de Demóstenes, Demóstenes não precisava de Cachoeira para ser prefeito, governador e até presidente. Demóstenes tinha o povo com ele. Não tem mais. Demóstenes decepcionou eleitores, amigos, familiares e até ele mesmo. 

Caminhei com Demóstenes, carreguei a bandeira dele, tive os votos da família dele quando fui candidato a deputado. Estive no casamento dele como convidado e sentei na mesa da família. O envolvimento de Demóstenes com Cachoeira foi surpresa pra mim e pra família dele. Lindalva, a irmã e  Benedito Torres, irmão, estão sofrendo com o sofrimento de Demóstenes. Mas não faltará nunca o apoio familiar nessa hora crítica. Demóstenes decepcionou muita gente, mas principalmente a ele mesmo, por ser uma mente brilhante e se deixar envolver em uma situação como está. 

Se tivesse o poder de votar, votaria pela absolvição de Demóstenes. Sei que ele errou e vai pagar caro por isso, mas vai demorar muitos anos para que o Brasil tenha outro Senador com a capacidade de Demóstenes. Perde Demóstenes, perde o Brasil. Demóstenes será julgado pelo Senado. São 81 senadores, para se livrar Demóstenes precisará de 41 votos. Segundo especialistas ele tem hoje só 30 votos. Não é possível ainda avaliar como o episódio Lula/Gilmar Mendes poderá interferir no processo de cassação de Demóstenes, mas Lula pode ter dado a chance que Demóstenes precisava para conseguir uma improvável absolvição, ao se colocar no olho do furacão. Torço  para Demóstenes ser absolvido, torço como cidadão brasileiro para que ele tenha uma segunda chance politicamente. 

Torço como amigo para que ele supere com serenidade este momento difícil na vida. Independente do que venha acontecer, minha casa estará sempre aberta a Demóstenes. Estarei sempre de braços abertos para apoiá-lo no que precisar e se ele quiser recomeçar pode contar com este velho guerreiro que não tem medo e nem vergonha de dizer "Sou amigo do Demóstenes". 


3 comentários:

otavio disse...

Agora é fácil se fazer de coitadinho...ele tem boa oratória e engana ou tenta enganar a parcela desprovida de inteligência da população. Espero que seja cassado e depois julgado e preso.

Blog de Ciências do Professor Bolha disse...

O Cleuber Carlos, vc é um brincalhão como diz o grande Datena, vc não viu as gravações onde o Demó stenes diz algo sobre resolver questões junto ao governo, ao senado e até aos Tribunais???? para com isso, o cachoeira é um enviado dos mafiosos de las vegas sô, celular nextel exclusivo para os bandidos aqui do Brasil e etc... ficar repentindo apenas que ganhou uma geladeira e um fogão não resolve a sua vida, os senadores já viram que ele jah era... vai emobra, pede p sair... um duas caras, um bandido

Blog do Cleuber Carlos disse...

Onde vc lêu que eu disse que ele é inocente? O que disse é que embora ele seja culpado torço para que ele tenha uma segunda chance. Embora ele seja culpado continuo sendo amigo dele. Tem centenas de políticos tão culpados quando o Demóstenes.