sábado, 19 de maio de 2012

Bayern Munique x Chelsea: Final da Liga dos Campeões com Informações Exclusivas


Chegou, finalmente, a minha altura preferida do ano: A Final da Liga dos Campeões! O dia de nascerem novas lendas do futebol!
Este ano os derradeiros lutadores são o Bayern Munique e o Chelsea. Não são, com certeza, as duas melhores equipes do mundo mas têm os seus méritos para terem sucesso onde tantos outros falharam. Curioso que nenhum dos clubes é campeão do seu país ou vai ser campeão no final desta época, dado que faz  pensar no nome desta competição.
Quem irá então suceder a FC Barcelona? Será o Bayern Munique, conquistando a sua 5ª Taça dos Campeões, igualando o terceiro melhor registo continental? Ou será o Chelsea, a sua 1ª Liga dos Campeões, e tornando-se no 5º clube inglês a levantar a Taça dos Campeões?
Estes dois poderosos emblemas só se encontraram uma vez nas suas histórias: foi em 2004/05, quando se defrontaram nas quartas da Champions. Os blues venceram 4-2 em Londres, e passaram a eliminatória depois de perderem na Baviera por 3-2.

Final que se joga em pleno estádio do B. Munique, que tem, assim, possibilidade de ser o primeiro clube, na história da Champions,  desde 1992-93, a levantar o caneco no seu próprio recinto. No novo formato é, também, a 1ª vez que esta possibilidade existe. Antes, na velha Taça dos Clubes Campeões, 3 finais em estádios de equipes que a jogavam - com duas vitórias e uma derrota em pênaltis.

Infelizmente, os dois clubes estão bastante desfalcados com jogadores castigados: o Bayern tem Badstuber, David Alaba e Luiz Gustavo fora de combate, sendo que as suas vagas deverão ser subistituídas com as inclusões Tymoshchuk, Diego Contento e Müller.
Por sua vez, o Chelsea não vai poder contar com Terry, Meireles, Ramires e Ivanovic, mas David Luiz e Gary Cahill recuperaram de lesão e deverão estar no onze inicial.
Pena que a UEFA não tenha acabado de vez com esta parvoíce das suspensões nas finais; para mim, o Chelsea é o que sofre mais com estas ausências - Ramires, por exemplo, é um jogador insubstituível.

Assim, é mais fácil adivinhar os titulares, e com menos opções os treinadores devem escolher os seguintes onze:

Destaque para a eventual chamada de Bosingwa, o único português que deve jogar este grande jogo. Claro que temos Pedro Proença como juiz da partida, num grande momento para um árbitro mediano.
E, já pensou, que André Villas Boas pode-se sagrar campeão europeu hoje à noite?

Jupp Heynckes, ex-treinador do Benfica, destacou a oportunidade histórica que este jogo em Munique é para o Bayern, mas mostrou-se cauteloso quanto à euforia dos adeptos, elogiando o Chelsea e Di Mateo. Heynckes, chega à sua terceira final europeia, passados 32 anos da sua primeira: perdeu a Taça UEFA de 1980 com o Borussia Mönchengladbach. No entanto, já foi campeão europeu, pelo Real Madrid em 1998.
Roberto Di Matteo falou de um jogo que pode decidir toda a história de um clube de futebol e da motivação que os seus jogadores mais velhos têm, pois deverá ser a sua última oportunidade ao título máximo de clubes. Esta equipe de Di Matteo pode tornar-se apenas na 2ª a vencer na mesma época a Taça de Inglaterra e a Liga dos Milhões.

Grande favoritismo para o Bayern Munique; para mim, se o Chelsea vencer, será o vencedor mais surpreendente desde o FC Porto em 2004. Acho que serão os germânicos com a posse de bola e a iniciativa de jogo, e os ingleses a defenderem  esperando um milagre como o da meia final. Sem dúvida que o Chelsea defende bem mas o Munchen já provou, esta temporada que, tem um ataque  que não perde para nenhuma equipe no mundo. Penso que ainda não será desta que Abramovich vê o seu sonho principal se realizar...

Ficam alguns dados, curiosidades e estatísticas para você mesmo fazer as suas antevisões:
  • Di Mateo pode ser o primeiro treinador interino a vencer a maior prova de clubes do Mundo;
  • Dois clubes que não se têm dado bem nas suas últimas finais, apesar de o Bayern até ter vencido a sua última, nos pênaltis; o Chelsea perdeu a sua única, em 2008, nos pênaltis;
  • O Munchen perdeu 4 das suas últimas 5 finais da principal competição da UEFA;
  • Por outro lado, os clubes ingleses só venceram 1 das suas 8 finais europeias, e uma em que se encontraram dois emblemas ingleses;
  • O Chelsea defrontou por 15 vezes clubes alemães nas provas UEFA - 8V 3E 4D;
  • O Bayern Munique já jogou 38 jogos contra ingleses na UEFA - 14V 13E 11D;
  • Mario Gómez marcou 20 gols nos seus últimos 17 jogos de Liga dos Campeões. Se marcar dois tentos na final, iguala a marca do líder e recordista da competição, o genial Lionel Messi (14 golos);
  • Aos 34 anos, Drogba tem, provavelmente, a última chance de ganhar um título internacional;
  • Franck Ribery é o jogador nesta época de Champions que mais faltas sofreu (42), mais 14 que o segundo;
  • O Bayern é a equipe europeia a quem Lampard marcou mais gols na sua carreira;
  • Heynckes pode se juntar a Ernst Happel, José Mourinho e Ottmar Hitzfeld como os únicos treinadores a vencerem, por dois clubes diferentes, a Liga dos Campeões;
  • Em caso de derrota o Bayern Munique passa a ser, em igualdade com a Juventus e Benfica, a equipe com mais finais perdidas nesta prova (5). Por seu lado, o Chelsea, não vencendo, junta-se a Valência e Reims como únicos clubes com duas presenças na final mas nenhuma vitória.
OBS: O Blog Fura Rede de Portugal é o mais novo parceiro do blog do Cleuber Carlos. O Primeiro parceiro na Europa.

Nenhum comentário: